Praia Grande atua na orientação sobre riscos de pipas com cerol

Equipes da GCM fazem orientação principalmente na orla da praia

Por Ludmila Pilipavicius | 28/12/2022

Pó de vidro e cola. Essa mistura pode ser fatal e acabar não apenas com a brincadeira, mas também com a vida das pessoas. Com o objetivo de orientar quem empina pipa, também conhecido como papagaio, e diminuir os riscos de acidentes e até mortes, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande realiza fiscalizações e trabalhos de orientação sobre o perigo da linha de pipa com cerol.

Para fazer cumprir o que determina a legislação municipal, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande intensifica a fiscalização do uso e comercialização de linhas de pipa com cerol, além do porte e posse da substância constituída de vidro ou ferro moído e cola (cerol), além da linha encerada com quartzo moído, algodão e óxido de alumínio (linha chilena), e de qualquer produto utilizado na prática de soltar pipas que possua elementos cortantes.

A fiscalização é feita principalmente pelas equipes que realizam o patrulhamento pelas areias da praia, calçadão da orla com os carros elétricos, e de moto, que atua mais nas margens da Via Expressa Sul, por onde passam muitos motociclistas. Em 2022, a Guarda Civil Municipal realizou 11 apreensões de linhas com cerol ou material utilizado para esta finalidade.

Para a comandante da Guarda Civil Municipal, Silvia Regina Delgado, a prevenção é o principal objetivo desse tipo de trabalho. “As equipes buscam sempre conversar com as crianças ou até mesmo com os pais, orientando sobre os riscos do cerol. É preciso que todos se conscientizem de como essa prática é perigosa e pode acabar com a alegria de muita gente”.

A legislação prevê ainda que o estabelecimento que for flagrado comercializando o produto está sujeito à cassação da licença de funcionamento, com lavratura de termo de fechamento administrativo, sem prejuízo das demais penalidades previstas em lei.

A corporação conta ainda com a ajuda da população, que pode fazer denúncias através dos telefones 199 ou 153.