Educação Infantil dá a base para ensino de qualidade em PG

Ações desenvolvidas com turmas do Infantil I e II preparam alunos para o 1º ano

Por Daniel Elias | 29/12/2022

Tudo inicia de alguma forma. Os resultados positivos apresentados pelos alunos no Ensino Fundamental têm um ponto de partida. Na rede municipal de ensino de Praia Grande, esse start se dá nas escolas de Educação Infantil. Ao longo de 2022, as unidades evidenciaram essa sistemática ao desenvolver ações que servirão como base para que os estudantes cheguem melhor preparados no 1º ano e deem sequência positiva no aprendizado.

Ao longo de todo o ano, capitaneadas pela Coordenadoria de Educação Infantil, as escolas municipais trabalharam com a temática “Onde Tudo Começa”. Com base neste lema, foram desenvolvidas ações que tiveram como referência os livros distribuídos pelo programa Página a Página. Outro ponto, diz respeito às atividades propostas durante a Semana do Brincar, ocorrida em maio, e a Semana Nacional da Educação Infantil.

Este último ocorreu de 22 a 26 de agosto e mobilizou a pasta municipal e as escolas que atendem o segmento de Creche e Infantil I e II. Durante os cinco dias, a programação contou com a II Mostra da Educação Infantil que trabalhou justamente a temática “Onde Tudo Começa”. O evento foi realizado no Auditório Jornalista Roberto Marinho, situado no Bairro Mirim, e totalizou a apresentação de 30 práticas pedagógicas em salas de aula e em ações nas Creches.

De acordo com a diretora da Coordenadoria da Educação Infantil, Marcia Lizar, as práticas pedagógicas compartilhadas surpreenderam pela qualidade das ações e os resultados alcançados com os alunos. “É neste período que formamos a base dos estudantes. Os professores trouxeram ações desenvolvidas no pós período crítico da pandemia. Muitos destes alunos não tinham vivenciado a sala de aula e começaram em 2022 a darem os primeiros passos no processo de aprendizado”.

Ainda como parte da programação da Semana Nacional da Educação Infantil, Praia Grande participou da VII Ação Metropolitana de Boas Práticas na Educação Infantil – OMEP Baixada Santista. O evento foi realizado em Bertioga e trabalhou com o tema “Redescobrindo as infâncias: processos de uma nova docência na Educação Infantil”. A professora Rosangela Aguiar, da EM Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso, representou a Cidade com o projeto “ Beto Peixoto -Nosso Mascote Querido”.

A prática levada à OMEP Baixada Santista teve como inspiração um dos livros distribuídos para os alunos pelo programa Página a Página. Cada um dos 8644 estudantes matriculados em turmas de Infantil I e II receberam cinco obras literárias que foram exploradas ao longo do ano. “O incentivo à leitura deve ter início onde tudo começa. Apostamos nisso, envolvemos as crianças e os familiares e alcançamos resultados significativos. Com certeza nossos alunos chegarão ainda mais preparados no 1º ano”, enfatizou Marcia Lizar.