PG registra mais de 5 mil atendimentos nas unidades de Urgência e Emergência no Natal e Ano Novo

Cidade teve esquema especial de trabalho na área da Saúde nessas datas

Por Pedro Sbravatti | 3/1/2023

Praia Grande registrou 5.201 atendimentos nas unidades de Urgência e Emergência da Saúde durante as comemorações de Natal e Ano Novo. O elevado número de serviços prestados em um curto espaço de dias comprova, mais uma vez, a excelente estrutura da Saúde da Cidade e que funciona como referência na Região Metropolitana da Baixada Santista, Estado de São Paulo e até no cenário nacional.

Os atendimentos de Urgência e Emergência foram efetuados em três unidades. São elas: Pronto-Socorro Central (a Porta de Entrada de Urgência e Emergência do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, localizado no Bairro Boqueirão) e as unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do Quietude (no Quietude, Avenida Ministro Marcos Freire) e a "Doutor Charles Antunes Bechara”, (Samambaia, esquina das avenidas Marginal e Corretor de Imóveis, no Samambaia).

Durante o Natal (dias 24 e 25 de dezembro) foram efetuados 2.218 atendimentos nas três unidades do Município. Já no Ano Novo (31 de dezembro e 1º de janeiro) foram registrados 2.983 serviços disponibilizados para munícipes e turistas.

Entre os serviços prestados, a clínica médica foi a mais procurada. Atendimentos pediátricos, obstétricos, de ortopedia e traumatologia, além de odontologia também foram efetuados nas três unidades.

Todas essas três unidades utilizam o sistema de Acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza o atendimento aos casos mais graves. As urgências e emergências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) têm atendimento imediato na sala de emergência. Os serviços do setor de Urgência e Emergência no Município funcionam 24 horas por dia.

“Tivemos um período intenso com milhares de atendimentos por conta do número grande de turistas no Município. Os serviços fluíram normalmente porque reforçamos as equipes para essas datas, esquema especial de trabalho que já vinha ocorrendo ao longo dos últimos anos. A rede de Saúde de Praia Grande é bem estruturada e por isso consegue dar uma resposta positiva, mesmo com esse aumento de serviços em um período curto”, avaliou o secretário de Saúde Pública da Cidade, Cleber Suckow Nogueira.

Investimentos - O secretário explicou ainda que Praia Grande está reforçando o setor de Urgência e Emergência do Município com a construção do novo Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, e mais uma base descentralizada do SAMU, no Maracarnã. “Ainda neste ano a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, iniciará também as construções de novas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Academias da Saúde. Tudo isso reforçará a rede de Saúde da Cidade”, comentou o secretário.