Carnês de IPTU continuam sendo entregues e 2ª via pode ser retirada no site da Prefeitura

Se o dia do vencimento cair no fim de semana, carnê pode ser pago no próximo dia útil

Por Maria Souza | 5/1/2023

O portal da Prefeitura de Praia Grande disponibiliza na internet a segunda via do carnê de IPTU. Os carnês impressos referentes ao ano de 2023 estão sendo distribuídos nas residências e a previsão é que sejam entregues até o dia 09 de janeiro, no entanto, quem não receber pode obter no site da Prefeitura de forma gratuita. Todos os carnês terão vencimento no dia 28 de cada mês e se o dia do vencimento cair no fim de semana, o mesmo pode ser pago no próximo dia útil sem incidência de multas e juros.

Para imprimir a segunda via, basta acessar o site oficial da Prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br) e procurar a área “Serviços Online” > “Finanças” > “Segunda via” > Emissão de 2ª Via de IPTU 2023. Ou acessar direto o banner da home “Serviços online – 2ª via IPTU”. Para ter acesso ao carnê é necessário preencher o campo “lançamento”, o número está disponível nos carnês antigos.

Este ano, a data do vencimento dos carnês mudou. O IPTU de toda a Cidade terá vencimento no dia 28 de cada mês, uma alteração que vai proporcionar que o munícipe ganhe até 20 dias para o pagamento em comparação a data de vencimento antiga que podia variar de 8 a 17 de cada mês.

Para munícipes cadastrados na função de pagamento débito automático, a cobrança também será dia 28 do mês. Além disso, para quem deseja pagar o imposto em cota única, a data de vencimento do boleto será 28 de janeiro. Em todos os casos, se o dia 28 cair no sábado, domingo ou feriado, o contribuinte poderá fazer o pagamento no próximo dia útil, sem prejuízos ou incidências de juros.