Ações do Programa Habitacional Risco Zero avançam em PG

Secretarias envolvidas na desocupação de área suscetível a alagamento realizam vistoria

6/1/2023

Por Ana Gabriela Salu

O Programa Habitacional Risco Zero continua avançando no objetivo de retirar famílias que moram em locais com risco de alagamento. Nesta sexta-feira (6), uma vistoria foi realizada no local a ser desocupado no Bairro Esmeralda. Estiveram presentes representantes de diversas secretarias: Secretaria de Habitação (Sehab), Secretaria de Urbanismo (Seurb), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) e Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) por meio da Guarda Ambiental.

Ao todo, quatro casas serão desocupadas já na segunda-feira (9) e a vistoria é fundamental para que todos os técnicos envolvidos na desocupação e demolição das residências estejam cientes das condições que serão encontradas no dia dos trabalhos. Além disso, também é importante saber se as famílias estão bem orientadas e conseguindo se restabelecer em novas moradias.

As áreas que serão desocupadas pelo Programa Habitacional Risco Zero, além de estarem sujeitas à inundação são de preservação ambiental e por isso não podem passar por regularização fundiária. Dessa forma, as famílias passarão a receber Aluguel Social para que possam se mudar e viver em melhores condições. Elas foram incluídas no cadastro habitacional do município e receberão o Aluguel Social até que sejam contempladas com uma nova moradia.

Segundo o secretário de habitação, Anderson Mendes, esse programa vai ajudar a dar mais qualidade de vida aos moradores. “As pessoas que moram nessas áreas sofrem constantemente com alagamentos, perdendo seus móveis e correndo diversos riscos. Através desse programa, vamos conseguir dar mais dignidade a essas famílias e também recuperar áreas de preservação ambiental. É prioridade no governo da prefeita Raquel Chini ações como essas que priorizam os moradores da nossa Cidade para que eles vivam cada vez melhor”.