Praia Grande realizará mais de 300 cirurgias de catarata em janeiro

Cidade investirá R$ 500 mil para efetuar esta etapa dos procedimentos

Por Pedro Sbravatti | 13/1/2023

A Prefeitura de Praia Grande realizará nova etapa da Ação Integrada de Cirurgias de Catarata. De 23 a 31 de janeiro, serão efetuados 305 procedimentos beneficiando moradores da Cidade. Estão sendo investidos recursos próprios municipais na ordem de R$ 500 mil para o desenvolvimento desses atendimentos. A iniciativa reforça o compromisso da Administração em ampliar e aprimorar os serviços da área da Saúde.

Os pacientes que passarão pelo procedimento cirúrgico foram avaliados e aprovados pelas equipes da Secretaria de Saúde Púbica (Sesap) de Praia Grande, que coordena os trabalhos. O setor de Regulação da pasta está fazendo contato com essas pessoas para informar a data, horário e os preparos necessários. As cirurgias serão realizadas por unidades privadas credenciadas junto a Sesap.

“Esta nova etapa da Ação Integrada das Cirurgias de Catarata em Praia Grande tem como objetivo ampliar o acesso das pessoas que estavam aguardando por esses procedimentos. É gratificante poder desenvolver trabalhos que resultam na melhora da qualidade de vida das pessoas. Vamos seguir aprimorando os serviços da Saúde na Cidade”, disse a prefeita praia-grandense, Raquel Chini.

O secretário de Saúde Pública da Cidade, Cleber Suckow Nogueira, explicou que as cirurgias de catarata já são realizadas periodicamente. Por exemplo, em dezembro foram 136 procedimentos efetuados. “Agora, em janeiro, estamos mais que dobrando esse número. A população ganha com esse esforço que a Prefeitura está fazendo”, declarou o secretário.

Além de pacientes que são atendidos pela rede municipal de Saúde, a Ação Integrada desenvolvida pela Prefeitura de Praia Grande com recursos próprios também contemplará pessoas que aguardavam na fila do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), unidade gerenciada pelo Governo do Estado de São Paulo.

“A Prefeitura de Praia Grande está investindo recursos próprios e beneficiando também pacientes que aguardam na fila do Estado. Isso demonstra o compromisso da prefeita Raquel Chini em investir na Saúde e beneficiar a população. 2023 é considerado o Ano da Saúde na nossa Cidade pelos projetos que serão colocados em prática”, frisou o Suckow.

Atendimento – O morador de Praia Grande que acredita ter algum problema relacionado à visão deve procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) em que está cadastrado. O médico da Usafa realizará uma avaliação prévia e, se necessário, encaminhará o paciente para um especialista.

“A porta de entrada da nossa rede municipal de Saúde é a Usafa. Todos os atendimentos começam ali. Temos uma ótima estrutura com 30 unidades. Mesmo assim, a Prefeitura de Praia Grande já está trabalhando para ampliar a rede em mais quatro Usafas”, adiantou o secretário.