Programa Pró-Camp beneficia jovens moradores de conjuntos habitacionais

Beneficiados têm acesso aos cursos do Camp-PG e oportunidade de primeiro emprego

24/1/2023

Por Ana Gabriela Salu

Conseguir o primeiro emprego é sempre desafiador. Em Praia Grande, muitos adolescentes buscam no Centro de Aprendizagem Metódica e Prática de Praia Grande (Camp-PG) uma oportunidade para ganhar experiência profissional e ter acesso a conteúdos voltados para uma qualificação diferenciada. Neste cenário, a Secretaria de Habitação (Sehab) criou o Programa Pró-Camp, que visa disponibilizar algumas vagas do Camp-PG para moradores de Conjuntos Habitacionais da Cidade.

Uma das contempladas foi a estudante de 16 anos e moradora do Conjunto Habitacional Imperador 5, Vitória Alves dos Santos. A adolescente que gosta de ler, ouvir música e pretende estudar psicologia, trabalha atualmente no Paço Municipal e contou que sempre teve vontade de participar do Camp-PG, em partes porque foi incentivada por pessoas da família que já participaram e em partes porque via uma oportunidade aprender coisas novas e ter o primeiro emprego.

A patrulheira contou que a notícia de que tinha sido aprovada foi recebida com muita emoção. “Quando vi o resultado chorei muito e fiquei muito feliz. Lá no Camp as pessoas são muito acolhedoras e estou amando a experiência”. Sobre o conhecimento que tem adquirido, ela complementa: “Estou melhorando a minha comunicação interpessoal e hoje já me sinto menos tímida em diversas situações. Aqui no trabalho, também já aprendi coisas novas, a fazer planilhas e lidar com processos”.

A mãe da patrulheira, Tamiris Ângela da Silva, contou um pouco como está sendo a experiência da filha. “Eu incentivei ela a ir porque também já participei do Camp-PG e ela está amando. Quando perguntam a ela como está sendo, a Vitória sempre diz que o Camp mudou a vida dela. Para mim, fiquei feliz que ela conseguiu, pois sei como o Camp ajuda os jovens a desenvolver disciplina e ter responsabilidades. A notícia da aprovação foi muito esperada e comemorada”.

Camp-PG - Anualmente, o Camp-PG prepara cerca de 450 jovens para trabalhar em diversas áreas. São conhecimentos técnicos em relação à postura, comunicação, noções de tecnologia, além de reforço em matérias como português e matemática. Os trabalhos com as disciplinas educacionais ajudam tanto profissionalmente quanto nos estudos das aulas.

Do Camp-PG, eles são direcionados para empresas do setor público e privado. Assim, acabam sendo muitas vezes absorvidos pelos empregadores após o período como jovem aprendiz.