Prefeitura entrega obras de ampliação da EM Paulo de Souza Sandoval

Com expansão, Seduc cria mais 282 vagas para turmas de creche no Bairro Esmeralda

Por Daniel Elias | 25/1/2023

Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura de Praia Grande realizou a entrega das obras de ampliação da EM Paulo de Souza Sandoval, no Bairro Esmeralda. Com os serviços de expansão da unidade, a Secretaria de Educação cria mais 282 novas vagas, que beneficiarão alunos em turmas de creche, com idade de 0 a 3 anos. A solenidade faz parte do cronograma de comemorações do aniversário de 56 anos de emancipação político-administrativa da Cidade.

A solenidade contou com a presença da prefeita, Raquel Chini, a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, e demais autoridades que prestigiaram o evento. Ao todo, o novo espaço conta com 965,22 metros quadrados de área construída, totalizando um prédio de 2.979,34 m² somando com o já existente. Com a expansão, a escola ganha mais quatro salas para turmas de berçários I, II e III (este último sendo ciclos I e II).

As novas vagas atenderão a demanda apresentada no Bairro Esmeralda, um dos que apresentaram maior crescimento populacional nos últimos anos no Município. “Segundo dados divulgados recentemente, o número de moradores em Praia Grande cresceu exponencialmente. Fruto da migração de famílias residentes nas cidades vizinhas em busca da estrutura oferecida na rede pública daqui”, exemplificou Raquel Chini.

“E um dos pontos que chamam a atenção em nossa Cidade é justamente a qualidade da educação oferecida nas escolas municipais. Por isso, a necessidade de sempre investirmos em novos equipamentos ou na ampliação dos existentes. Caso da EM Paulo Sandoval”, destacou a chefe do Executivo. “São ações que estão previstas em nosso Plano de Governo. Temos 62% das metas já concluídas e vamos em busca de fechar 2023 com as restantes concluídas ou já encaminhadas”.

Segundo a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, a entrega da ampliação da EM Paulo Sandoval vem reforçar o trabalho realizado ao longo do ano passado. “Em 2023, daremos continuidade ao desafio que foi 2022 de trazer novamente nossos alunos para a sala de aula. Vimos que a saúde socioemocional das crianças, professores e funcionários precisou de uma atenção especial. Mas tudo sem descuidar do lado pedagógico”.

Estrutura – Além das quatro salas, o novo espaço recebe solário, playground, refeitório, lactário, dois banheiros (feminino e masculino) e sala de funcionários, fora a área de circulação e nova jardinagem. A construção permitiu também a criação de uma nova alça de acesso para a unidade que ficará independente, voltada para a Avenida Ana Pereira de França.

Junto com a ampliação, a Secretaria de Educação realizou a readequação do sistema de combate ao incêndio existente na unidade, para que, desta forma, fosse realizada a emissão de novo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Todo o projeto segue o padrão dos prédios das escolas municipais. Isso inclui pontos para instalação de câmeras de segurança, fachada revestida com cerâmica antipichação e gradis.