Prefeitura realiza voo de reconhecimento para contenção de invasões irregulares

Ação foi realizada com apoio da Base de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar

Por Jaqueline de Marco | 2/2/2023

Dentro das ações realizadas pela Prefeitura de Praia Grande para conter invasões irregulares na Cidade, a prefeita Raquel Chini realizou na manhã desta quinta-feira (03) voo de reconhecimento, com o helicóptero da Base de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar, por diversos pontos do Município. A intenção da ação foi verificar as 18 áreas de congelamento, onde é realizado monitoramento constante para evitar a edificação de novas construções irregulares em áreas de preservação ambiental.

As ações seguem diretrizes do Plano de Congelamento (Lei Municipal 2033/2021), que dispõe sobre áreas em que existam núcleos de ocupações irregulares no Município. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).

De acordo com o secretário de Habitação, Anderson Mendes, presente no voo de reconhecimento, a Cidade segue desenvolvendo ações de combate a estes tipos de invasões. “Temos 18 áreas monitoradas diariamente e para isso contamos com o apoio de imagens de um satélite da Polícia Federal e de câmeras do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe). Além disso, a Guarda Ambiental Municipal tem sido uma parceira importante nesta fiscalização”.

A prefeita Raquel Chini destacou que Praia Grande tem feito sua parte nesta área, porém conta com a colaboração das Cidades vizinhas para que o trabalho seja ainda mais efetivo. “É uma ação que precisa contar com forças das equipes de outros municípios também. Essa questão pode gerar problemas não somente ao meio ambiente, mas também no controle habitacional, urbanístico, mobilidade, entre outros. É um assunto sério, que vem sendo acompanhado com muita atenção pela Prefeitura”, explicou.