Câmeras flagram descarte ilegal de entulho próximo à Reserva Legal Municipal

Ação foi impedida por equipes da Guarda Ambiental

3/3/2023

Ana Gabriela Salu

Na última quarta-feira (01), o videomonitoramento flagrou uma pessoa espalhando entulho para abertura de rua no prolongamento da Avenida Rocha Pombo próximo à área de Reserva Legal Municipal, no Bairro Ribeirópolis. Uma equipe da Guarda Ambiental foi acionada e chegou a tempo de cessar a atividade clandestina. No total, eram 15 metros cúbicos de resíduos que impediam a regeneração natural da vegetação nativa protegida.

Na ocasião, um homem foi detido e encaminhado à Central de Polícia Judiciária, responsabilizado pelo dano conforme a Lei de Crimes Ambientais no artigo 48, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano e multa.

As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos com o objetivo de coibir novas ocupações em áreas de preservação e compõem um planejamento da Comissão Especial para Contenção de invasão das Áreas de Preservação, coordenado pela Secretaria de Habitação (Sehab).

Em Praia Grande, existe um esforço conjunto na fiscalização contra novas invasões envolvendo diversas secretarias, Defesa Civil e Guarda Ambiental que dispõe de efetivo especializado de 23 agentes, convênio com o Ministério da Justiça e Polícia Federal para acesso diário das imagens de mais de 130 satélites (programa Brasil M.A.I.S. – Meio Ambiente Integrado e Seguro), Aeronaves Não Tripuladas (drones) para mapeamento e monitoramento e embarcações.

Essas ações visam a recuperação ambiental e amparo às famílias em situação de vulnerabilidade, preocupação da Prefeita Raquel Chini em garantir o desenvolvimento sustentável.