FPGPrev inicia 2023 com melhor retorno de investimentos desde 2019

Meta para janeiro foi superada em 114,84%

Por Aline Gomes | 10/3/2023

O Fundo Previdenciário dos Servidores Públicos de Praia Grande, o FPGPrev, iniciou o ano de 2023 com o melhor desempenho desde 2019, no quesito retorno de investimentos. Em janeiro deste ano, a meta foi superada em 114,84%. A meta é estabelecida no relatório de Avaliação Atuarial e o Fundo mais que dobrou esse percentual no período.

Um dos principais motivos do alto desempenho é a gestão financeira, realizada pela Secretaria de Finanças (Sefin), que assumiu o FPGPrev em meados de 2022, onde foi montada uma equipe de servidores especializada, que não mede esforços para otimizar os investimentos.

O secretário de Finanças, Cristiano Mola, explicou que novas políticas e estratégias de investimentos foram adotadas e que toda a equipe está totalmente capacitada para melhorar as transações financeiras e ampliar os investimentos, focando na segurança e rentabilidade dos recursos. "Estamos colhendo os frutos destas novas estratégias desde o ano passado. E em janeiro de 2023, por conta de algumas movimentações pontuais que a equipe realizou em novembro e dezembro, alcançamos esse retorno extremamente favorável", disse.

Mola destaca ainda que o objetivo é manter o foco nestas novas políticas, adequando a carteira de investimentos de acordo com o cenário econômico nacional e internacional, para que no final ano, o Fundo alcance a meta estabelecida no Plano Anual de Investimentos. “Sempre com muita análise e critério, desde que assumimos a gestão do Fundo, estamos priorizando a renda fixa, neste momento em que o país e o mundo passam por grandes oscilações econômicas. As eleições presidenciais e a guerra da Ucrânia, por exemplo, influenciam diretamente no retorno dos investimentos e essas medidas nos permitem proteger a carteira e, ao mesmo tempo, conseguir bons retornos”, ressaltou.

Política de Investimentos - A Política de Investimentos do FPGPrev tem como objetivo estabelecer as regras, os procedimentos e os controles relativos às aplicações e gestão dos recursos garantidores dos pagamentos dos segurados e beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município de Praia Grande, visando não somente atingir a meta de rentabilidade, mas também garantir a manutenção do equilíbrio econômico, financeiro e atuarial. Conforme o secretário de Finanças e membro do comitê de investimentos do FPGPREV, Cristiano Mola, o grupo vem adotando diversas medidas a fim de melhorar a rentabilidade do Fundo. “Estamos empenhados e trabalhando duro por essas melhorias, com qualificação dos profissionais e contratação de relatório ALM para que com o perfil do Fundo, as decisões sejam tomadas de forma mais assertiva. A política de investimentos zela pela diligência na condução dos processos internos relativos a tomada de decisão quanto as aplicações dos recursos”.

O FPGPrev conta com um Comitê de Investimentos e Diretoria Financeira, com equipe altamente capacitada para realizar a gestão previdenciária no âmbito do Pró-Gestão.