Conselheiros e servidores participam de capacitação sobre o SIPIA

Sistema auxiliará na elaboração de políticas públicas para crianças e jovens

Por Beatriz Boturão | 28/3/2023

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Praia Grande, por meio de recursos do Fundo da Criança e do Adolescente (FDCA), promoveu uma capacitação para conselheiros tutelares e membros da rede pública de atendimento da criança e do adolescente do Município, sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). O curso aconteceu nos dias 27 e 28 de março, no Porto Aprendiz.

O SIPIA é um sistema desenvolvido pelo Governo Federal para registro e tratamento de informação com abrangência nacional, criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas para crianças e adolescentes. No curso, os conselheiros aprenderam mais sobre como operar e alimentar o sistema com dados colhidos em seu trabalho, disponibilizando essas informações à rede municipal. Após a capacitação, será criada uma comissão de monitoramento do SIPIA no Município.

“O CMDCA de Praia Grande passou por uma capacitação de forma online no ano passado, proporcionada pelo Governo Federal, e essa capacitação presencial é muito importante para aprendermos a usar esse sistema e colocá-lo em prática em nossa rotina”, disse Augusto Schell, presidente do CMDCA.