Secretaria de Meio Ambiente alerta para a importância da preservação do Jundu

Vegetação é nativa e protegida por lei

29/3/2023

Por Ana Gabriela Salu

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande reforça a importância da vegetação popularmente conhecida como Jundu. Esse tipo de vegetação faz parte da Restinga, que é formada pelo depósito de areia de forma paralela a linha da costa, geralmente alongada, podendo ser recoberta por vegetação. Trata-se de um ambiente importante que é adaptado para se desenvolver em condições singulares de salinidade, temperatura, ventos fortes e eventos de ressacas do mar.

As restingas exercem uma série de bens e serviços socioambientais, formando barreiras que fixam as dunas litorâneas, pois as gramíneas e arbustos que geralmente estão presentes formam uma rede de proteção com suas raízes que seguram a areia protegendo o litoral de avanço da areia sobre a cidade e dificulta o avanço das ondas em épocas de ressacas.

O secretário municipal de Meio Ambiente e engenheiro florestal, Paulo Martins, ressaltou a importância da vegetação. “O ‘mato que está na praia’, como é citado por muitos, é um local de preservação ambiental, sendo protegido por lei, devendo ser recuperado e delimitado suas áreas, sendo a única forma de garantirmos a defesa da biodiversidade e a estabilização dos bancos de areia, além de uma estratégia de proteção quanto às mudanças climáticas”.

“O local é rico em espécies de animais e de plantas, que floridos formam um tapete da cor verde das folhas e roxo das flores de Ipoema, uma das espécies mais comum na região”, complementou a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Elaine Rovati.