Reunião alinha últimos detalhes para o programa #JuventudePG de 2023

Iniciativa leva conhecimento aos alunos sobre os serviços públicos da Cidade

Por Beatriz Boturão | 31/3/2023

A Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) se reuniu nesta quinta-feira (30), com representantes de algumas secretarias municipais, para alinhar a realização do programa #JuventudePG de 2023!

Neste ano, a iniciativa retorna com um formato inovador e mais imersivo: os estudantes do Ensino Médio de Escolas Estaduais e particulares de Praia Grande virão até a Prefeitura para participar de um ciclo de palestras para conhecerem tudo o que as secretarias oferecem aos munícipes, como equipamentos e serviços públicos.

Neste ano, o programa será composto por uma verdadeira jornada de conhecimento, cuja primeira etapa, composta pelas palestras, será no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, nos meses de março e maio.

Nos dias definidos para cada escola, serão tratados os seguintes eixos: Saúde (Depressão e Prevenção a IST), Assistência Social (Violência e Violação de Direitos Humanos), Cultura e Turismo, Formação e Trabalho, e Meio Ambiente.

Já na segunda etapa do projeto, os alunos irão visitar os equipamentos públicos de sua região, como CRAS, Usafa, Ginásio, Conviver e Pic, e também os espaços macros como Palácio das Artes, Parque da Cidade, Portinhos, CAPS AD, CREAS e Porto do Saber.

E por fim, na terceira fase da jornada, eles deverão reproduzir na escola tudo o que foi aprendido e discutido durante a jornada. A cada ação e evento realizado por eles dentro do ambiente escolar, serão somados pontos na competição. Ao final do programa serão selecionadas as quatro escolas que mais se engajaram no programa e que, consequentemente, mais pontuaram. E para encerrar com chave de ouro, essas escolas participarão de uma grande final em uma atividade no estilo do ‘Programa Passa ou Repassa’, sobre perguntas relativas às políticas públicas do Município e conhecimentos gerais.

Para o subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, o novo formato trará muito mais proximidade e engajamento junto aos jovens. “Percebemos que precisávamos renovar o modelo utilizado no programa para gerar mais interesse nos jovens. Neste ano, a proposta é transformá-lo em uma grande gincana, em que os próprios alunos serão os agentes multiplicadores de tudo o que a Administração Pública tem a oferecer na Cidade. Será mais efetivo e, claro, mais divertido também”, disse.

Confira a programação completa da primeira etapa da jornada:

EE Adelaide Patrocínio dos Santos

Colégio França
Colégio Recanto
Colégio Piteco.

#JuventudePG - O objetivo do programa, intermediado pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), é levar aos jovens de 15 a 18 anos as políticas públicas existentes na Cidade. Os alunos têm a oportunidade de conhecer a Prefeitura e seus equipamentos públicos, e interagem com os representantes de diversas secretarias da Administração Municipal.

Mais informações sobre o programa serão divulgadas ao longo do ano nas redes sociais oficiais da Prefeitura no Facebook @prefeiturapg/Instagram @prefeitura_pg/Twitter @prefpg/Tik Tok @prefeiturapg/Youtube @prefeiturapg.