Força-Tarefa Social atende mais de 200 pessoas em situação de rua em Praia Grande

Operação ofereceu diversos serviços municipais

Por Luciano Agemiro | 11/4/2023

Uma ação inédita em Praia Grande atendeu mais de 200 pessoas em situação de rua nesta terça-feira (11). A Força-Tarefa Social percorreu as vias da Cidade oferecendo os diversos serviços municipais, que estavam concentrados no Pavilhão Jair Rodrigues, Bairro Quietude. Atendimentos de Saúde, cortes de cabelo, vermifugação de animais eram apenas alguns dos serviços disponíveis no local.

Equipes da Secretaria de Assistência Social (Seas) da Prefeitura de Praia Grande cadastraram os moradores e ofereceram os serviços disponíveis no Centro Pop, como encaminhamento para a rede municipal de Saúde, emissão de documentos e recâmbio para as cidades de origem. Duas pessoas foram identificadas como desaparecidas, ou seja, cujas famílias estavam procurando por elas.

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade levou para o local os serviços do Consultório na Rua, como vacinação, distribuição de medicamentos, troca de curativos, entre outros. O setor de Saúde Ambiental vacinou e vermifugou pets das pessoas em situação de rua.
O trabalho reuniu também equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil, voluntários e agentes de trânsito.

De acordo com a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, é preciso ter um olhar humanizado para as pessoas em situação de rua. “Precisamos lembrar que são seres humanos. Muitas perderam seus rendimentos financeiros na pandemia, outras se envolveram em coisas erradas. Por isso fizemos essa grande ação, oferecendo transporte para trazer as pessoas para cá, reunindo os serviços, dando acesso aos documentos e muito mais. A população precisa entender que não podemos obrigar ninguém a receber atendimento, mas a gente pode acolher, abraça e tentar levá-los para um bom caminho”.

Serviços – Praia Grande conta com diversos serviços direcionados para a população em situação de rua. São eles:

O Centro Pop, onde as pessoas recebem atendimento psicológico, de assistentes sociais e podem ser encaminhados para a rede de serviços do Município, como atendimento médico, retirada de documentos e Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

O serviço de Abordagem Social, que realiza o mapeamento, a abordagem e busca ativa que identifica nos territórios a incidência de pessoas em situação de rua, realizando a sensibilização para que os mesmos busquem o Centro Pop e o Abrigo Solidário.

O Abrigo Solidário Eliane Malzoni é ouro local voltado ao atendimento deste público, oferecendo acolhimento noturno, acesso à alimentação e higiene pessoal. O confortável espaço conta com 72 vagas.

A Casa de Estar Ferdiano Alves de Oliveira desenvolve o serviço de acolhimento institucional a pessoas em situação de rua. O local conta com 32 vagas.

O projeto Consultório na Rua possui um veículo equipado para atendimentos de Saúde, com consultório, instrumentos e materiais para realização de curativos e demais procedimentos.