Sesap realiza capacitação para os agentes de combate às endemias

Encontro reforçou informações sobre a aplicação dos produtos no combate às arboviroses

13/4/2023

Por Rodrigo Herrero

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou na terça-feira (11) uma capacitação para os agentes de combate às endemias do Município. Na ocasião, foram reforçadas instruções sobre a aplicação dos produtos utilizados no combate às arboviroses na Cidade.

Um profissional técnico da empresa que fornece o inseticida e o larvicida ao Município conduziu na sala de treinamento da Sesap a capacitação com detalhes sobre o produto e como tirar o melhor proveito dele durante a aplicação. Os agentes puderam esclarecer dúvidas e ainda presenciaram uma demonstração sobre a regulação do bico da bomba, visando potencializar os resultados produzidos pelo trabalho de nebulização.

Segundo a diretora de Saúde Ambiental da Sesap, Maria Fernanda Gonçalves, o encontro foi uma grande oportunidade de a equipe atualizar os conhecimentos e poder aprimorar o atendimento oferecido à comunidade. “A capacitação foi excelente por permitir que os trabalhadores pudessem rever a norma técnica ou mesmo conhecê-la, já que muitos são novos, além de tirar dúvidas sobre os produtos, que são recomendados pelo Ministério da Saúde, e saber a diferença de um larvicida para um adulticida, por exemplo, para aperfeiçoar nosso trabalho”.

Ações – Durante todo o ano, a Divisão de Saúde Ambiental investe em ações que ajudam na prevenção. Um trabalho intensivo de combate à dengue e demais arboviroses é realizado pelos agentes de combate às endemias que percorrem o Município conscientizando e mobilizando a população.

As equipes realizam visitas nas residências, bloqueio de criadouros de mosquitos, intervenção em pontos estratégicos, tais como cemitério, desmanche de veículos e borracharias e imóveis especiais de grande circulação de pessoas, como shoppings, edifícios comerciais, colônias de férias, entre outros.

Campanhas educativas nas unidades de saúde e escolas municipais também fazem parte das atividades.

Faça sua parte – A população também precisa fazer a sua parte na guerra contra o mosquito Aedes aegypti. Vasilhames, garrafas, pneus descobertos e os famosos pratinhos dos vasinhos de plantas ainda são os grandes vilões, pois acumulam água parada, criadouro perfeito para o mosquito transmissor. Medidas simples dentro das residências como telar ralos, limpar calhas periodicamente e colocar areia nos pratos de plantas fazem grande diferença na luta contra a proliferação do mosquito vetor das doenças.