Equipe de saúde bucal de Praia Grande é destaque em evento na USP

Profissionais da Sesap participam de jornada sobre câncer de boca

19/4/2023

Por Rodrigo Herrero

Acontece em São Paulo, entre os dias 24 e 25 de abril, a “I Jornada Mostre a Língua Brasil: Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Boca”. Organizado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), o evento reunirá profissionais de destaque na área e abordará diversos temas.

Entre os palestrantes do evento estarão dois profissionais da equipe de saúde bucal da rede pública de Praia Grande. Participam da jornada o estomatologista Yuri Kalinin, secretário-adjunto da Subsecretaria de Atenção à Saúde do Município, e o estomatologista João Carnielli, preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande.

Kalinin falará sobre a atuação do estomatologista dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) desde a assistência à população até a gestão na Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande. Já Carnielli focará no desafio por parte dos cirurgiões-dentistas para realizar um diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas da boca, bem como a importância de oferecer um atendimento cada vez mais humanizado à população.

O evento é aberto ao público e será realizado no Anfiteatro Myaki Issao, da FOUSP, na Cidade Universitária, em São Paulo. Mas também será transmitido ao vivo pelos canais da Faculdade de Odontologia. Mais informações podem ser obtidas no endereço: site.fo.usp.br.

Mostre a Língua – O projeto Mostre a Língua, desenvolvido pela FOUSP com o objetivo de promover a prevenção e a detecção precoce do câncer bucal, esteve em Praia Grande ano passado realizando ações de orientação e prevenção junto com profissionais da Sesap. A Cidade foi a primeira na Baixada Santista a receber essa iniciativa. Na ocasião, foram atendidas mais de 600 pessoas que passaram pelo Terminal Tude Bastos no dia 5 de novembro de 2022.