Praia Grande está em três categorias do Prêmio Top Destinos Turísticos 2023

Moradores e turistas podem votar em Turismo “Sol e Praia”, “Cultural” e “Esportes”

Por Bruno Biazotto | 19/4/2023

Praia Grande está novamente disputando o prêmio Top Destinos Turísticos. Após ser vencedora da categoria “Sol e Praia” na última edição, a Cidade disputa nessa e nas categorias “Turismo Cultural” e “Turismo de Esportes” como principal destino turístico do Estado em 2023. A votação já começou e segue até 26 de maio, acontecendo de forma gratuita pelo link votetop.com.br/cidade/praia-grande.

Como feito em edições anteriores, cada pessoa pode votar uma única vez por categoria e é necessária a identificação através de validação do link social (entrar com o perfil do Facebook ou Gmail). O cálculo para eleger o vencedor é A+B dividido por 2, com o resultado multiplicado por 100. A letra “A” significa o voto popular (o Município com mais votos na categoria fica com 100 pontos, com os demais na proporção); “B” traz a pontuação por voto proporcional à população (total de votos do Município dividido pela população do Município x 80). Os votos populares garantem dez municípios na disputa do prêmio, que recebem pontuação de especialistas do prêmio para definir os finalistas e ganhadores.

O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, pede a participação de moradores e turistas no prêmio. “A Cidade tem sua força no turismo estadual e nacional. Ser a quarta cidade mais visitada em todo o país e a segunda no Estado, perdendo apenas para capital, é motivo de muito orgulho para nós e contamos com todos para que Praia Grande seja vencedora novamente do Top Destinos Turísticos”, afirmou.

Saiba mais sobre cada categoria:

Categoria Sol e Praia – Vencedora da última edição da categoria, Praia Grande traz requisitos para o bicampeonato: os 22,5 quilômetros de praias, com ciclovia e calçadão revitalizados em toda a extensão, modernos quiosques e os Espaços Kids fazem a Cidade ser escolhida por milhares e até milhões de turistas (apenas no Réveillon, o Município recebe mais de 1 milhão de pessoas) durante o ano.

Além disso, durante a temporada de verão, a Cidade realiza as atividades nas tendas do Estação Verão Praia, projeto que oferece práticas físicas, esportivas, ações culturais e musicais gratuitas para todas as idades.

Categoria “Turismo de Esportes” – A categoria Esportes de Praia Grande traz uma mistura de qualidade na infraestrutura dos equipamentos esportivos do Município com as atrações turísticas que a Cidade oferece. O Município disponibiliza nas faixas de areia o Estação Verão Praia, com arenas diversificadas com atividades esportivas durante o verão e ainda uma arena específica para receber competições de grande porte no período.

Além disso, Praia Grande está consolidada como o Município sede de grandes competições. A Cidade, por exemplo, recebeu as duas últimas edições das finais dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo pela qualidade dos vários ginásios e equipamentos da cidade, como a pista de atletismo (considerada uma das melhores pistas do país), somadas às diversas colônias para alojar os atletas e staff.

Categoria “Turismo Cultural” – A Cidade abriga o principal Complexo Cultural da Baixada Santista: o Palácio das Artes, tendo o Teatro Serafim Gonzalez (com 513 lugares), Galeria de Artes Nilton Zanotti, Museu da Cidade e Biblioteca Porto do Saber como atrações. No local, variados eventos gratuitos são promovidos aos moradores e turistas, que podem prestigiar também espetáculos e musicais produzidos no Núcleo Artístico Palácio das Artes, ações educativas e exposições de renome nacional, como o Salão de Artes Plásticas.

A Cidade possui ainda diversas atividades pelos bairros, que reforçam a indicação de Praia Grande na categoria Turismo Cultural. As Feiras de Artesanato fixas e itinerantes são um exemplo disso: são visitadas por milhares de pessoas ao longo do ano e promovem os trabalhos dos artesãos da Cidade, fomentando o comércio local. Além disso, pontos turísticos tradicionais, como Parque da Cidade e a Área de Lazer Ézio Dall’Acqua (Portinho), recebem programações musicais e apresentações de teatro, que proporcionam cultura aos turistas e moradores.

Prêmio Top Destinos – Criada pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e a Skal Internacional de São Paulo (associação voltada aos profissionais do turismo), a premiação tem como objetivo identificar e divulgar os melhores destinos turísticos do Estado de São Paulo, trazendo o sentimento do pertencimento na população residente.