Novo software para gestão de RCC, arborização e manejo hidrossanitário é apresentado pela Sema

Evento reuniu autoridades de diversas cidades da Baixada Santista

20/4/2023

Ana Gabriela Salu

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizou nesta quarta-feira (19) a apresentação do novo software para Gestão e Rastreabilidade dos Resíduos Sólidos, Arborização Urbana e Manejo Hidrossanitário. O evento, realizado no Auditório Roberto Marinho, reuniu diversas autoridades de diferentes cidades da Baixada Santista e de entidades ligadas ao setor do Meio Ambiente.

O sistema trabalha com diferentes interfaces que podem ser usadas por pessoas que precisam contratar uma empresa para retirada de resíduos de construção civil (RCC), pelos prestadores desse tipo de serviço, por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), entre outros. O software mostra por geolocalização onde as caçambas de RCC estão localizadas na Cidade e todo o trâmite é feito de forma online. Desde o despacho da caçamba para o local onde irá recolher os resíduos até a destinação final desse material.

Além disso, o software também abrange o manejo de resíduos hidrossanitários, realizando a fiscalização e controle dos sistemas de tratamento de efluentes, manifesto eletrônico de transporte dos resíduos, certificado de destinação dos resíduos provenientes de tanques sépticos, etc., fiscalização e controle das caixas de gordura, controle da disposição final dos resíduos provenientes do esgotamento dos equipamentos e sistemas de controle ambiental.

Outra questão importante é a parte de gestão arbórea que irá facilitar o dia a dia dos fiscais da Sema. Pelo sistema, as pessoas poderão solicitar a remoção de árvores em vias públicas ou em propriedades particulares quando necessário para fins de construção civil ou quando houver riscos de queda. Isso também irá ajudar a secretaria no planejamento para manutenção, ampliação da vegetação arbórea e compensações ambientais.

O coordenador da câmara temática de Meio Ambiente da Baixada Santista, Marcos Libório, comentou sobre a implantação desse novo sistema. “É excelente a forma como Praia Grande está trabalhando e entendendo como a tecnologia pode favorecer o Meio Ambiente. Precisamos de instrumentos de controle e de percepção para saber de onde partem esses resíduos e para onde vão. Isso é fundamental para a preservação ambiental. Esse software representa um avanço, pois torna a fiscalização mais assertiva e leva a ações direcionadas para esse controle de descarte irregular de resíduos”.

“Esse controle e fiscalização de RCC é algo que já fazíamos, mas agora com essa nova plataforma teremos também a parte de arborização urbana e de manejo hidrossanitário que são as limpezas das fossas e das caixas de gordura. Com essa apresentação queremos demonstrar às autoridades, aos construtores, prestadores de serviço e ao munícipe o quanto isso é importante e que as pessoas devem procurar empresas sérias para a realização desse serviço para que os resíduos tenham o menor impacto possível no Meio Ambiente. Nosso maior objetivo com esse novo sistema é garantir que esses resíduos não sejam descartados de forma ilegal”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Paulo Eduardo dos Santos Martins.