Obras de remodelação de rotatórias em Praia Grande avançam

Atualmente, está sendo feita base do pavimento onde será instalada alça de acesso à Avenida

Por Jaqueline de Marco | 24/4/2023

Para garantir mais fluidez e segurança no trânsito, a Prefeitura de Praia Grande iniciou em outubro de 2022 as obras de remodelação das rotatórias A Tribuna e Parceria, entre os Bairros Boqueirão e Sítio do Campo. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Seop) e contará com mudanças no viário e na drenagem dos trechos, além da ampliação da área de calçada em frente ao Palácio das Artes, que receberá também novo trecho para embarque e desembarque. Atualmente, as equipes estão finalizando os pisos das novas calçadas na rotatória Parceria e realizando parte da base do pavimento onde será instalada nova alça de acesso à Avenida Ayrton Senna.

As obras têm previsão de entrega de 18 meses e estão sendo realizadas através de convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). As mudanças vão alterar a circulação de veículo no local, especialmente por eliminar conflitos viários. E as rotatórias serão um único sistema, funcionando como um “oito”, não permitindo o acesso no meio delas.

A pista que segue sentido Avenida Ayrton Senna será transferida e seguirá pela lateral de onde está atualmente localizada a base da árvore de natal da Prefeitura. Com isso, a área de acesso à rotatória será ampliada alguns metros para quem segue das Avenidas Presidente Costa e Silva e Marechal Mallet.

Além disso, com as obras, ambas rotatórias passaram a contar com três faixas de rolamento em toda sua extensão (atualmente, a Rotatória Parceria conta com duas faixas para os veículos; e a Rotatória A Tribuna com trechos com duas e três faixas). Outra melhoria será a ampliação física do acesso para quem segue pela Avenida Presidente Kennedy.

Em frente ao Palácio das Artes, serão realizadas diversas mudanças. A principal delas será a ampliação do trecho de calçada, ligando o complexo cultural com a área da árvore de natal. O local passará a contar ainda com área para embarque e desembarque, evitando que condutores de veículos de pessoas que passarão a utilizar ou visitar o novo espaço causem impactos no complexo viário das rotatórias, evitando acidentes.

De acordo com o subsecretário de Infraestrutura da Seop, Atila Csobi, o trabalho no local está avançando. “Agora estamos finalizando a alteração das redes de drenagem da praça A Tribuna, já o sistema da Parceria já estava concluído, o que possibilitou terminar também boa parte do urbanismo, como os pisos da nova calçada. Além disso, está sendo feita também a parte de base de pavimento do local, onde será a nova alça de acesso à Avenida Ayrton Senna”, explicou.