Servidores municipais da Prefeitura de Praia Grande terão reajuste salarial de 7,50%

Com o índice, em pouco mais de um ano e três meses, valorização salarial atinge 30,40%

Por Pedro Sbravatti | 25/4/2023

O reajuste salarial para os servidores municiais da Prefeitura de Praia Grande será de 7,50%. O percentual foi definido levando em conta o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo de abril de 2022 até março de 2023), com reposição de 4,65%, mais um ganho real de 2,85%. O novo valor já estará disponível no pagamento do mês de abril, no dia 28. Os mais de 13 mil servidores ativos, além dos inativos que estão incluídos nas regras de paridade, serão contemplados. Com este índice, em pouco mais de um ano e três meses, os servidores da Cidade totalizam valorização dos salários no período de 30,40%.

Com o novo índice definido para este ano, a Prefeitura realizará investimento anual de mais de R$ 100 milhões no funcionalismo. No período de um ano e três meses, os reajustes foram de: 9,32% em janeiro de 2022; 10,96% em abril de 2022; e o atual de 7,50% de abril de 2023.

Outro destaque das medidas que serão implementadas pela Prefeitura fica por conta do reajuste do cartão alimentação em 30,18%, passando de R$ 499,32 para R$ 650,00. A evolução deste benefício para os servidores municipais também fica ainda mais evidente demonstrada neste período do último um ano e três meses, com valorização de 85,71% (antes R$ 350,00; reajuste de 28,57% em janeiro de 2023 – R$ 450,00; 10,96% em abril de 2022 – R$ 499,32; 30,18% de abril de 2023 – R$ 650,00).

A Prefeitura de Praia Grande também conta com outras medidas que beneficiam os servidores. A questão do adicional de insalubridade que não será mais computado com relação ao cartão alimentação, o que ampliará o número de colaboradores atendidos, além dos agentes comunitário de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE) que terão o reajuste do piso nacional e depois a revisão geral, o que fará com que o salário ultrapasse o índice aplicado no País para a categoria, fato que acontecerá pela primeira vez com esses profissionais na Cidade.

Todo processo efetuado pelas equipes técnicas da Prefeitura de Praia Grande até chegar na definição dos índices para este ano foi feito dentro dos parâmetros legais e respeitando as diretrizes da lei de responsabilidade fiscal e os limites impostos pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

“Agradeço os servidores municipais pelo empenho diário em fazer de Praia Grande uma cidade exemplo e referência em qualidade de vida e desenvolvimento. Destaco também que sigo trabalhando em busca de novas ações que possam beneficiar os servidores municipais. Já implantamos, por exemplo, planos de carreira e estamos finalizando o processo para que o plano de carreira da categoria de agente administrativo possa ser colocado em prática o mais breve possível”, comentou Raquel Chini.

Investimentos - A prefeita ainda explicou que estão programados novos investimentos na Cidade nas áreas de Educação e Saúde, por exemplo. Por conta do crescimento populacional é preciso ampliar a oferta de serviços com a construção de novas escolas e unidades de saúde. Desta forma, será necessário também a contratação de mais profissionais através de concurso público para atuarem nesses locais.

“A contratação de novos professores e médicos, por exemplo, é uma despesa continuada e obrigatória que a Prefeitura precisa fazer. Tudo isso impacta na folha de pagamento. Essa é uma mostra de tudo que é levado em conta quando as equipes técnicas das secretarias municipais estão trabalhando em torno da formatação da proposta de reajuste salarial”, explicou a prefeita.

Solicitações inviáveis – As solicitações encaminhadas pelo Sindicato impactariam em cerca de 25% do orçamento anual da Prefeitura de Praia Grande, algo em torno de R$ 500 milhões por ano. Só para ter uma ideia do que essa quantia representa, trata-se do valor total destinado para investimento e custeio da área da Educação, ou seja, algo inviável para as finanças do Município.

“A Prefeitura de Praia Grande está fazendo um esforço e ultrapassou o teto definido inicialmente, chegando, assim, ao índice de 7,50%. Dentro da conversa que tivemos com a direção do Sindicato nos propusemos a refazer os cálculos e, desta forma, atingimos o novo percentual”, comentou a Raquel Chini.