Conjunto habitacional Anhanguera ganha uma horta comunitária

Inauguração do agradável espaço ocorreu nesta quarta-feira (26)

Por Pedro Sbravatti | 27/4/2023

A Prefeitura de Praia Grande inaugurou mais uma etapa do projeto Horta Comunitária. Desta vez, os moradores do conjunto habitacional Anhanguera, que fica localizado no bairro do mesmo nome, foram os beneficiados. O novo, agradável e aconchegante espaço foi entregue na tarde de quarta-feira (26).

O projeto Horta Comunitária é desenvolvido pela equipe da Secretaria de Habitação (Sehab) da Prefeitura de Praia Grande. A iniciativa tem como objetivos criar um espaço de integração e lazer para a comunidade, além de incentivar e ampliar o acesso dos moradores a uma alimentação mais saudável.

A horta comunitária do conjunto Anhanguera segue o padrão das já existentes na Cidade. A área estruturada possui cinco canteiros em que a população terá condições de plantar e cultivar legumes e hortaliças. O espaço foi cercado com telas de metal para evitar a movimentação de animais.

“O projeto Horta Comunitária é mais uma ação de sucesso desenvolvida em Praia Grande ligada aos moradores dos conjuntos habitacionais. A iniciativa trabalha pontos importantes como a conscientização da importância de uma alimentação saudável para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Que a população possa cuidar e preservar este espaço, que é de todos”, comentou a prefeita da Cidade, Raquel Chini.

Moradora do Bairro Anhanguera há mais de 35 anos, a professora de capoeira, Elisângela Rocha dos Santos Silva, destacou a alegria com que as pessoas receberam a notícia de que uma horta comunitária seria instalada no local.

“Ficamos felizes quando soubemos da novidade. Todos temos o dever de cuidar deste espaço. Eu faço questão de colaborar no que puder. Isso aqui vai ajudar muitas pessoas. Fico animada em perceber que nosso bairro está recebendo muitos investimentos por parte da Prefeitura”, disse Elisângela.

O secretário de Habitação de Praia Grande, Anderson Mendes, explicou que o projeto conta com o apoio da pasta de Serviços Urbanos (Sesurb) e que a ideia surgiu de uma conversa entre a prefeita Raquel Chini e moradores de conjuntos habitacionais. “Estamos implantando este espaço em todos os conjuntos habitacionais da Cidade, de acordo com a possibilidade de cada área”, afirmou.

Parceria em Cores - Mendes ressaltou ainda que o conjunto habitacional Anhanguera já havia sido beneficiado com outra importante ação habitacional de Praia Grande, o projeto Parceria em Cores. As fachadas dos imóveis foram pintadas de acordo com as cores escolhidas pelos próprios moradores, o que deixou o espaço alegre e um ambiente mais agradável.

“A prefeita Raquel Chini já definiu ainda mais melhorias para o Bairro Anhanguera, como a construção do Espaço Multiuso, para receber a feira e que terá também quadras de basquete, futebol de rua e pista de caminhada e cooper. Será mais um local para que a comunidade possa se divertir”, afirmou o secretário.