Profissionais do Samu recebem capacitação sobre atendimento em cenas de crime

Treinamento aconteceu na Usafa Noêmia

28/4/2023

Por Rodrigo Herrero

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Praia Grande passaram por uma capacitação especial na quarta-feira (26). Com o tema “Aspectos Judiciais e de Medicina Forense no Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar Civil”, os técnicos receberam instruções sobre como a equipe deve atuar durante atendimentos em cenas de crime. O encontro aconteceu na sala de capacitação da Unidade de Saúde da Família (Usafa) Noêmia, no Bairro Tupi.

Foram abordados durante o curso as diferenças entre local de ocorrência e local de crime e qual deve ser o comportamento dos profissionais do Samu durante uma chamada em um lugar em que ocorreu um delito, no sentido de tomar cuidados para preservar a cena do crime. Orientações sobre o que são indícios, vestígios e prova também foram tratados durante o encontro, bem como aspectos importantes do Código Penal Brasileiro.

Foram realizados ainda exercícios teóricos e práticos para fixação do aprendizado. Foram feitas duas simulações realísticas de atendimento para orientar os participantes sobre como deve ser a conduta do Samu ao se deparar com tais cenas, inclusive em casos de crime em andamento. Conduziram a capacitação o médico e bacharel em Direito, Wilson Carletti, e o advogado cível e criminal, Vagner Pedro da Silva.

Samu – Praia Grande conta com três bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estão situadas nos bairros Boqueirão, Quietude e Samambaia, anexas ao Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) e às Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Quietude e Samambaia. Uma quarta base está sendo construída no Maracanã e deverá ser entregue este ano. Para acionar o serviço do Samu, basta discar 192.