Usafa Quietude desenvolve grupo de práticas terapêuticas para os funcionários

Ação visa promover qualidade de vida no ambiente de trabalho

2/5/2023

Por Rodrigo Herrero

A Unidade de Saúde da Família (Usafa) Quietude desenvolveu um grupo de práticas terapêuticas para os funcionários, com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais. Foram oferecidas atividades como liberação miofascial, reflexologia podal, massagem relaxante, auriculoterapia, agulhamento, mindfulness e meditação guiada e musicoterapia.

As sessões ocorreram na última sexta-feira (28) sem comprometer os atendimentos da unidade, tendo sido feitas por meio de revezamento entre as equipes. As práticas foram divididas em salas e períodos, para proporcionar que todos pudessem participar e ter alguns momentos de autocuidado e relaxamento.

O grupo de práticas terapêuticas foi criado a partir de discussões entre os próprios funcionários da Usafa, em parceria com profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na Atenção Básica (Nasf-AB) e dos Programas da Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade de Praia Grande que atuam na unidade. A covid-19 e o aumento da procura por atendimento médico pós-pandemia foram algumas das causas levantadas que indicaram a importância desse trabalho com as equipes.

“Com a grande demanda do dia a dia, a gente percebeu que os funcionários ficaram um pouco sobrecarregados. Daí tivemos essa ideia de fazer esse dia tirando um pouco esse estresse e proporcionando mais qualidade de vida no trabalho”, explica a residente em fisioterapia Evelyne Coelho França Volpato.

“Nós desenvolvemos alguns grupos semelhantes na unidade para os pacientes, então, um dia conversando com os funcionários percebemos que a gente também precisava desse momento. Daí cada profissional comentou o que poderia contribuir com seu conhecimento e juntamos todas essas possibilidades para este dia”, complementa a médica de família Amaralina Duarte Gonçalves.

A médica residente Laura Nogueira foi uma das primeiras a participar das atividades e celebrou a importância dessa iniciativa. “Eu recebi reflexologia podal e massagem nas costas. Foi muito bom, a gente fica relaxada depois desse tipo de atividade. É importante ter essas práticas, pois, se você não está bem, pode não conseguir atender as pessoas da melhor forma possível”, diz.

Para o psicólogo Marcos Paulo Carvalho dos Santos, essas atividades terapêuticas proporcionam um momento de reflexão e autocuidado para os profissionais, trazendo benefícios para o dia a dia da pessoa e do seu entorno. “Como a gente cuida do outro, primeiro precisamos cuidar da gente. E ações como essa trazem mais qualidade de vida para o trabalho”, afirma.