Seplan realiza reunião com a Sabesp para melhorias na coleta de esgoto da Cidade

Encontro visa promover adesão do Município ao Programa Pró-Conexão

Por Aline Gomes | 10/5/2023

Com o objetivo de alcançar melhorias na coleta de esgoto de Praia Grande, a Secretaria de Planejamento (Seplan) e outras secretarias municipais, como Meio Ambiente (Sema), Habitação (Sehab) e Urbanismo (Seurb), participaram de uma reunião com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado São Paulo), nessa terça-feira (9).

Uma das metas do Município é ter 95% dos domicílios existentes com acesso ao esgotamento sanitário até dezembro de 2028. Para facilitar esse acesso a famílias de baixa renda que, muitas vezes, não conseguem realizar a ligação de esgoto corretamente por falta de recursos financeiros, Praia Grande busca aderir ao Programa Pró-Coenxão, da Sabesp, que subsidia a execução da ligação à rede de esgoto para famílias de baixa renda dos municípios atendidos pela Companhia.

Durante o encontro, os representantes das secretarias municipais apontaram locais para atendimento prioritário, considerando as condições do Programa, já que, desde janeiro de 2023, as pastas municipais estão desenvolvendo estudos e mapeando os lugares com maior vulnerabilidade social, visando tornar a rede de esgoto implantada nesses locais mais eficiente e evitar ligações clandestinas e inapropriadas.

Pró-Conexão - O Programa Pró-Conexão, da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado São Paulo), destina-se a subsidiar financeiramente a execução de ramais intradomiciliares, com vista à efetivação de ligações à rede pública coletora de esgoto, para famílias de baixa renda, residentes em áreas eleitas como beneficiárias. Os prejuízos de ligações de esgoto clandestinas são enormes. Por exemplo, quem caminha pelas calçadas, muitas vezes, sente um cheiro ruim proveniente dos bueiros localizados junto à sarjeta, por onde deveria escoar apenas água da chuva, o mesmo acontece quando se caminha na praia e os canais de água pluvial exalam cheiro de esgoto. Isso ocorre porque há proprietários de imóveis que não fizeram a ligação à rede de esgoto disponibilizada pela Sabesp e ligam seu esgoto clandestinamente à rede de drenagem, administrada pela prefeitura. O esgoto não coletado contribui para a poluição local, afetando a saúde e a qualidade de vida dos vizinhos, a balneabilidade de rios e praias, entre outros prejuízos ambientais e sociais.