Celebração e capacitação marcam Semana da Enfermagem em Praia Grande

Palestras diversas, atrações artísticas e projetos de valorização foram apresentados

12/5/2023

Por Rodrigo Herrero

No Dia Internacional da Enfermagem, comemorado nesta sexta-feira (12), Praia Grande reverenciou os profissionais que atuam no Município com a abertura da Semana da Enfermagem. Com o tema “Enfermagem: nossa ciência é a arte do cuidar”, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense proporcionou momentos de celebração e também de capacitação para enfermeiros, técnicos e auxiliares durante o dia todo no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes.

As apresentações foram divididas em manhã e tarde para que todos os profissionais pudessem participar. Pela manhã, a enfermeira Aline Laurenti Cheregatti conduziu a palestra “Enfermagem: aonde eu estou e para onde vou”. À tarde, foi a vez da psicóloga Denise Marques falar sobre “Gestão de Conflitos: os benefícios para a saúde mental”.

O dia contou ainda com apresentações do Complexo Artístico Diego Gonzalez, além das divulgações dos projetos Escuta Terapêutica, de saúde mental, e Curso Habilidades de Vida, em que são debatidas ferramentas para promover um melhor ambiente de trabalho. Esse projeto, inclusive, será implementado esse ano para os profissionais da enfermagem da Prefeitura de Praia Grande.

De acordo com a diretora da Divisão de Enfermagem da Sesap, Giselly Prates, as ações desenvolvidas para esta Semana de Enfermagem são uma forma de homenagear esses profissionais. “Esse evento é importante para prestigiar nossa classe da enfermagem e mostrar a importância dessa equipe na atuação da Saúde junto à população”.

O enfermeiro Thiago Domingues, 29 anos, que trabalha na Unidade de Saúde da Família (Usafa) São Jorge, festejou a oportunidade de fazer uma pausa, refletir e ainda celebrar a profissão. “É muito importante termos esses momentos de valorização da enfermagem, somos uma classe que trabalha tanto com o cuidado do paciente, é uma área desgastante, então, esses momentos de confraternização, de encontrarmos amigos que muitas vezes não vemos por causa da rotina corrida, são fundamentais”.

Capacitação – A prefeita Raquel Chini fez questão de agradecer o trabalho realizado pela enfermagem em Praia Grande ao destacar a relevância da atuação desses profissionais no cuidado e no acolhimento dos munícipes. Ela também enfatizou a importância das capacitações desenvolvidas durante toda a Semana da Enfermagem.

“Eu fico muito feliz de vê-los aqui unidos, querendo trabalhar juntos, tendo esse olhar para as pessoas. São profissionais com um papel fundamental no atendimento da população. Por isso, acredito que essas palestras com pessoas qualificadas vão acrescentar na formação deles e na relação deles com a comunidade”, declarou a prefeita.

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, reforçou a importância dos enfermeiros, técnicos e auxiliares na Saúde do Município. “É um evento de bastante alegria, mas também de capacitação e treinamento, com diversas palestras para esses profissionais que atuam tão bem e dão toda a atenção necessária aos pacientes. Vamos continuar dialogando e avançando em busca de cada vez mais melhorias para a Saúde e para os profissionais que estão na ponta e são essenciais para a nossa sociedade”.

Além do evento no Palácio das Artes, ocorrerão uma palestras entre os dias 15 e 18, na Usafa Noêmia, no Bairro Tupi. Estão previstos temas como: imunização, manejo em amamentação e saúde mental dos profissionais (veja programação completa abaixo).

Dados – Praia Grande conta, atualmente, com 698 profissionais de enfermagem na rede Atenção Básica, Especialidades e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Quietude, sendo: 203 enfermeiros, 61 técnicos de enfermagem e 434 auxiliares. Já no Complexo Hospitalar Irmã Dulce, composto pelo Hospital Municipal Irmã Dulce, Pronto-Socorro Central, UPA Samambaia e Nefro PG, são mais 926 profissionais de enfermagem, divididos em: 195 enfermeiros, 512 técnicos de enfermagem e 209 auxiliares, nove coordenadores e um gerente. Ao todo, a rede pública de Praia Grande conta com 1.624 profissionais da área.

Atendimento – Apenas em 2022, as equipes de enfermagem das redes de Atenção Primária, Especializada e Urgência e Emergência de Praia Grande realizaram, entre consultas e procedimentos diversos, mais de 2,1 milhões de atendimentos.

Confira a programação das palestras na Usafa Noêmia:

Segunda (15)

Sala 1
8h30 e 13h30 – Palestra: “Imunização” – Palestrante: Thalissa Teixeira Magalhães Pontes, enfermeira responsável pela imunização em Praia Grande

Sala 2
8h30 e 13h30 – Palestra “Manejo Em Amamentação Na Atenção Básica” – Palestrante: Mileide Muniz da Cunha, enfermeira e especialista em Pediatria e Neonatologia

Terça (16)

Sala 1
8h30 e 13h30 – Palestra: “Tratamento do pé diabético e feridas complexas” – Palestrante: Andrea Prado e Silva, enfermeira e membro da Comissão Municipal de Curativos

Sala 2
8h30 e 13h30 – Palestra: “Cuidar de si: em busca de uma vida com mais equilíbrio” – Palestrante: Ana Cristina Zordan Rani Yonamine, psicóloga do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e tutora do Programa de Residência Multiprofissional

Quarta (17)

Sala 1
8h30 e 13h30 – Palestra: “Principais ocorrências em urgências e emergências” – Palestrante: Eduardo Gomes da Silva, enfermeiro, responsável técnico de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

Quinta (18)

Sala 1
8h30 e 13h30 – Palestra: “Cálculo de Medicamentos” – Palestrante: Vanessa Ingrid de Oliveira, enfermeira, professora de cálculo de medicação e cursos preparatórios para provas hospitalares e concursos públicos, chefe de seção da SEUB Pompeia e José Menino, em Santos

Sala 2
8h30 e 13h30 – Palestra: “Abordagem em saúde mental aos profissionais de enfermagem: Profissional X Pessoa: ‘Pessoas que cuidam de pessoas sem reduzir seus próprios danos’” – Palestrante: Simone De Souza Zunega de Brito, enfermeira, especialista em atendimento pré-hospitalar e em educação e saúde do adulto