Reunião entre Prefeitura e Arsesp analisa serviços prestados na área de saneamento básico

Encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (15)

Por Ludmila Pilipavicius | 16/5/2023

Técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e representantes da Secretaria de Planejamento (Seplan) se reuniram nesta segunda-feira (15) para analisar os serviços prestados na Cidade na área de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Na ocasião, foram discutidos também os detalhes da fiscalização que será realizada nos próximos dias nas instalações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) localizadas na Cidade.

A fiscalização é realizada anualmente pela agência reguladora com o objetivo de averiguar se os serviços estão sendo prestados a contento pela concessionária. De acordo com Maurício Guimarães, técnico da Arsesp, ao longo desta semana, várias instalações da Sabesp serão vistoriadas. “Nosso objetivo é analisar principalmente questões operacionais e de reclamações de usuários de forma a contribuir para a evolução dos serviços que estão sendo realizados na Cidade”.

A reunião foi conduzida pela secretária de Planejamento Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, mas contou também com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária. Entre alguns assuntos abordados, as obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) Melvi e do Centro de Reservação Boqueirão, além do andamento do Programa Esgoto Certo.

Ela explicou que a Administração Municipal acompanha constantemente o trabalho realizado pela Sabesp e esse tipo de reunião possibilita que eventuais problemas sejam sanados de forma mais rápida e eficiente. “Para nós, é importante que a agência reguladora controle e fiscalize as ações e o andamento de obras e serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O objetivo é sempre que os trabalhos avancem e a população tenha acesso aos serviços de saneamento básico”.

Em Praia Grande, a regulação, controle e fiscalização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, prestados conforme contrato pela Sabesp, foram atribuídos à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do estado de São Paulo (Arsesp), em 2018.