Fundo Social de Solidariedade de PG recebe doações de tampinhas e lacres de alumínio

Unidades do PIC, Cafe e moradores do Bairro Vila Sônia entregaram material

Por Luciano Agemiro | 18/5/2023

Sete unidades municipais entregaram ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande as tampinhas de garrafa pet e lacres de latinha de alumínio. O material foi doado pelos moradores nos PICs e Cafes, onde centenas de pessoas participam de atividades físicas, culturais e de geração de renda diariamente. Os lacres e as tampinhas serão utilizados para aquisição de cadeiras de rodas, que serão direcionadas aos moradores carentes do Município.

Toda semana o Fundo Social de Solidariedade recebe cerca de 10 pedidos de empréstimos de cadeiras de rodas. São casos de pessoas que sofreram acidente ou estão acometidas por alguma doença. As cadeiras adquiridas por meio da campanha do FSS ajudam essas pessoas, especialmente porque elas não têm condições de adquirir uma.

A presidente do Fundo Social, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, recepcionou os responsáveis e agradeceu a colaboração na campanha. “As unidades do Programa de Integração e Cidadania e do Centro de Apoio à Família do Educando sempre nos ajudam nas ações sociais do Município. Mais uma vez contamos com elas numa inciativa solidária e que ajuda muita gente da nossa Cidade”.

Moradores – Um grupo de moradores do Conjunto Habitacional Julio Couto, no Bairro Vila Sônia, reuniu cerca de 20 garrafas cheias de tampinhas apenas entre os frequentadores da Horta Comunitária instalada no conjunto.

Segundo o representante do grupo, Ronaldo Cavalcanti dos Santos, um recipiente foi deixado no local para que os frequentadores da Horta pudessem depositar as tampinhas. “Em menos de dois meses juntamos todas essas unidades. A Comunidade é bastante participativa e todo mundo ajudou”.

O líder comunitário, Douglas de Oliveira Novaes, explicou que as crianças foram as mais participativas da ação. “É muito legal ver como os pequenos ajudam. Assim eles tomam conhecimento sobre reciclagem e se tornam mais conscientes e responsáveis”.

Maruca também recepcionou os doadores e agradeceu pela iniciativa. “Ficamos muito felizes quando sabemos que pessoas da comunidade estão empenhadas em ajudar. Só tenho a agradecer a todos que participaram”.

Campanha – O que muita gente joga no lixo serve como matéria prima para o Fundo Social de Praia Grande. Tampinhas de garrafas pet e lacres de latinhas de bebidas como refrigerante e cerveja são trocados por cadeiras de rodas que ficam à disposição da a população.

Quem quiser ajudar pode doar qualquer quantidade dos produtos nas unidades sociais instaladas pelo Município (PIC, Cafe e Conviver) ou na sede do Fundo Social, na Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3496-5001.