Seduc e Conselho Tutelar reforçam a proteção dos direitos dos alunos de PG

Integração e troca de informações entre os dois setores são destaques das ações

Por Pedro Sbravatti | 25/5/2023

A Educação é uma das principais prioridades da Prefeitura de Praia Grande. Oferecer estrutura moderna e confortável, além de ótimas oportunidades de crescimento para os alunos, professores e demais profissionais da área, estão entre alguns dos trabalhos desenvolvidos na Cidade. A integração e a troca de informações com outros setores também funcionam como etapas fundamentais que colaboram de forma relevante para a evolução dos estudantes. Este é o principal objetivo da parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e o Conselho Tutelar praia-grandense.

Atualmente, Praia Grande conta com 78 escolas que compõe a rede municipal de Educação. Em 2023, são mais de 56 mil alunos atendidos. A utilização da tecnologia como ferramenta de aprendizado transforma a Cidade em referência na Região Metropolitana da Baixada Santista, no Estado de São Paulo e até em âmbito nacional. Lousas digitais, tablets, notebooks, cromebooks, mesas interativas e laboratórios de informática integram a rotina diária dos estudantes.

Diante deste cenário de evolução constante, a parceria com o Conselho Tutelar se faz necessária para reforçar que alguns conceitos que estão presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sejam empregados na prática. O documento tem como objetivo garantir e proteger direitos básicos de crianças (até os 12 anos) e adolescentes (até os 18 anos).

Constantemente, as equipes de profissionais que atuam nas escolas municipais e os conselheiros tutelares realizam reuniões e debatem protocolos e processos que devem ser colocados em prática quando ocorre alguma violação dos direitos das crianças e adolescentes. Visitas nas unidades escolares também fazem parte das atividades.

A secretária de Educação de Praia Grande, professora Cida Cubilia, recentemente, participou de reunião com um grupo de conselheiros tutelares do Município. “A reunião teve como objetivo orientar os conselheiros sobre o atendimento oferecido na rede municipal de ensino e ajustar detalhes de procedimentos documentais entre as entidades. Esta prática para aprimorar os trabalhos é constante”, comentou.