Gape já atendeu mais de 20 mil alunos com o projeto “Ensinando a Viver”

No conteúdo estão temas como combate à violência e prevenção às drogas

Por Ludmila Pilipavicius | 31/5/2023

O Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE), realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, já atendeu mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino com o projeto “Ensinando a Viver”. E mais do que simplesmente abordar temas da atualidade em sala de aula, o projeto tem por objetivo estreitar laços, criar vínculos, conscientizar e até mesmo mudar vidas.

O Gape existe há 16 anos e em 2023 está atendendo cerca de 1.800 alunos, sendo mil no primeiro semestre nas escolas Mário Possani, José Júlio Batista, Thereza Magri, Wilson Guedes e Isabel Bréfere e mais 800, no segundo semestre, nas escolas Fued Temer, Paulo Shigueo e Mário Covas. A formatura do primeiro grupo deve acontecer no mês de junho.

Voltado para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, o GAPE trabalha a reestruturação familiar, buscando diminuir índices de violência e criminalidade por meio da cartilha “Ensinando a Viver”. Para alcançar essa missão, os guardas municipais que atuam no projeto estimulam a autoestima das crianças, valorizando os vínculos afetivos, a prevenção a qualquer forma de violência, vandalismo e combate às drogas, além de inserir conceitos éticos.

Idealizador do projeto, o GCM Eli de Moura Veronez sempre se refere ao projeto com muito orgulho, alegria e carinho. Mas também destaca a responsabilidade de influenciar positivamente os alunos. “Hoje em dia, as crianças têm acesso a muita informação, mas nem sempre as informações corretas, do bem, confiáveis. Poder contribuir com o desenvolvimento dessas crianças, vê-las crescer com bons valores e bons objetivos de vida é muito gratificante”.

Veronez lembra ainda que alguns alunos foram marcados fortemente pelo projeto, levando seus ensinamentos para a vida. “Um deles, depois de terminar os estudos, inclusive prestou o concurso para integrar a Guarda Civil Municipal, o que nos deu muito orgulho. Outros, nós temos contato até hoje, já com suas famílias formadas, trabalhando e colocando em prática muito do que aprenderam com o projeto”.

Também atuam no Gape os guardas Roberto Aparecido Silva e Fábio de Souza Rinaldi.

Além do curso nas unidades municipais, palestras também são ministradas em escolas estaduais e particulares, por intermédio do programa Juventude Legal, que atualmente se chama #Juventude PG. A ideia é que os alunos atuem como multiplicadores do conteúdo que recebem durante os encontros e repassem o conhecimento adquirido a seus familiares e amigos.