Prefeitura de Praia Grande
  Not�cia do dia 2/8/2006
Por Ana Flávia Scarelli, MTB: 33.131

Cápsula com mensagens sobre meio ambiente será aberta em 2012

Estudantes enterram cápsula em jardim

Autor: Jairo Marques
Alunos da 2ª série da Escola Municipal Franco Montoro

“Nenhum animal entrará na lista de extinção”; “Vamos ter mais árvores do que hoje”; “Nossa mata estará preservada”; “As praias serão limpas”. Estas e outras frases de 70 alunos da 2ª série da Escola Municipal Franco Montoro, de Praia Grande, foram depositadas em uma cápsula de alumínio e enterradas no Jardim dos Sentidos. Daqui a seis anos, quando os estudantes estiverem cursando a 8ª série, a “Cápsula da Natureza” será desenterrada e os alunos poderão comprovar se os seus desejos se realizaram.

A idéia da cápsula nasceu nas aulas de educação ambiental. “Fizemos um passeio com os alunos na praia”, conta a professora Simone da Silva, que em conjunto com a também docente Claudia Cristina Siqueira, criou o projeto. “Lá, eles questionaram como estaria o meio ambiente daqui a alguns anos”.

O evento marcou o início das aulas no segundo semestre e envolveu alunos de toda a unidade. Para o pequeno Gabriel Santana, de 8 anos, que enterrou a cápsula, “tudo vai estar muito melhor” no dia da abertura, 1º de agosto de 2012.

A cápsula de alumínio tem cerca de 30 centímetros e está protegida da umidade por uma garrafa pet. Agora, o jardim da escola conta com uma placa explicando a atividade e indicando o dia de sua abertura.

“Nosso principal objetivo é conscientizar sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. Creio que estamos atingindo o que propomos, despertando o interesse das crianças”, destacou Simone.

Para Ângela Teresa Campos Macedo, chefe da Divisão de Ensino Fundamental e Médio da Secretaria de Educação de Praia Grande (Seduc), é gratificante ver o resultado dos projetos. “Nos preocupamos com uma educação de qualidade e projetos como este incentivam a participação social e política da criança como agente transformador do meio ambiente e da natureza. Mostra que eles já se sentem responsáveis pelo futuro”.

E no que depender deles, tudo será realmente melhor, como atesta a menina Emili Leite de Carvalho, de 8 anos, em sua mensagem: “A natureza estará limpa como a consciência dos homens”. Se depender deles, que ninguém duvide.