Novo sistema de monitoramento dá mais agilidade no atendimento de ocorrências

Principal foco do sistema analítico são os prédios públicos

Por Ludmila Pilipavicius | 8/12/2015

Os resultados do sistema analítico de monitoramento por câmeras da Prefeitura de Praia Grande, implantado recentemente no Centro Integrado de Comando de Operações Especiais (Cicoe), já começam a aparecer. A maior agilidade e a dinâmica do software estão entre as principais vantagens do sistema.

Um exemplo é o flagrante realizado na Escola Municipal Sebastião Tavares de Oliveira, no Quietude, na madrugada da última quinta-feira (03), quando três adolescentes invadiram a unidade para furtar equipamentos. Entretanto, no momento em que recolhiam os objetos, foram surpreendidos pela chegada de uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) que foi acionada assim que a situação foi observada pelos operadores do sistema.

O comandante da Guarda Civil explica que a principal vantagem do sistema analítico é que ele “avisa” qualquer situação anormal dentro de uma área pré-determinada. “Essa escola era bastante visada, então selecionamos como um dos locais a serem monitorados com o sensor.
Entretanto, isso pode ser alterado, uma vez que essa demarcação é feita no próprio software”.

Em outras palavras, as câmeras percebem eletronicamente situações que antes poderiam passar despercebidas pelos operadores, principalmente levando-se em conta o grande número de câmeras instaladas em toda a Cidade: 1.500.

Outra vantagem é uma ferramenta que possibilita voltar a imagem alguns minutos antes, não havendo a necessidade de se realizar buscas para verificar o início de uma ação, por exemplo.

Por enquanto, o sistema está sendo utilizado nos equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde, mas a ideia é ampliar a implantação inclusive para áreas ao ar livre. “É uma importante ferramenta na proteção do patrimônio público, mas também poderá ser usado para identificar aglomerações e outras situações específicas”.

Investimentos – Além do Cicoe, recentemente a Administração Municipal revitalizou também a sede da Guarda Civil Municipal, tendo a área de Segurança Pública como uma prioridade. Entre os investimentos para o próximo ano estão a contratação de mais 100 guardas municipais e a aquisição de novos equipamentos, como câmeras de monitoramento e viaturas.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.