Meia-Maratona bate recorde com 3.100 inscritos

Competição, que ocorre neste domingo (30), chega a sua 6ª edição

Por Pedro Sbravatti | 28/8/2009

A realização da 6ª edição da Meia-Maratona A Tribuna/Praia Grande confirma a disputa, com percurso total de 21.097 metros, como uma das principais do calendário do atletismo nacional. A corrida, que ocorre neste domingo (30), terá 3.100 participantes, entre corredores e caminhantes, novo recorde da prova. A largada da elite masculina está marcada para as 8h30, na frente da Prefeitura, na Avenida Presidente Kennedy, 9.000, Bairro Vila Mirim. O evento distribui R$ 43,4 mil em premiação - R$ 4,5 mil aos vencedores.

“A realização de mais uma edição da Meia-Maratona demonstra a excelente condição de Praia Grande como anfitriã de grandes competições com repercussão nacional”, destacou o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, José Carlos de Souza. “Cada vez mais estamos envolvendo o munícipe com o esporte.”

Souza ressaltou que ao sediar uma prova deste porte, o Município não ganha apenas na parte esportiva, mas também na econômica. “Estamos desenvolvendo o turismo desportivo. Desta forma impulsionamos o comércio local. Os hotéis, por exemplo, estão com grande ocupação. Os atletas levam excelente imagem da Cidade. Disponibilizamos estrutura invejável de equipamentos para os jogos e recepção de todos”.

A prova deste ano promete intensa disputa pelos primeiros lugares, tanto no masculino quanto no feminino. Um dos motivos é a premiação recorde oferecida aos campeões: R$ 4,5 mil. “A elite da modalidade nacional estará em solo praiagrandense, além de competidores de outros países. Trata-se de uma prova de alto nível técnico”, analisou o titular da Sejel.

Outro fator que chama atenção diz respeito à parte técnica da competição. Esse tipo de disputa não é comum. Por isso, os principais fundistas brasileiros se deslocam de todas as regiões. Além de competir, aproveitam para observar os rivais. O percurso da Meia-Maratona em Praia Grande tem característica ímpar, sendo realizado em sua totalidade na superfície plana, com duas retas de 10 quilômetros e retorno à beira-mar.

Largadas - A elite feminina (corredores com índice máximo de 1h25 min – estabelecido pela Confederação Brasileira e Federação Paulista de Atletismo) larga às 8h20. Elite masculina (índice máximo de 1h10min) e amadores às 8h30. Atletas deficientes visuais, físicos e cadeirantes às 8h45. Corrida de 10 km e caminhantes às 9h10.

Kits - No domingo, dia da corrida, os competidores mais atrasados terão nova chance para retirar os kits com o número e o chip de identificação, nas proximidades da área da largada, das 6 às 7h30. A organização do evento informa que os corredores devem comparecer ao local determinado munidos do comprovante de inscrição.

Apoio - A 6ª Meia-Maratona A Tribuna-Praia Grande tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Praia Grande e Centro Universitário Lusíada (Unilus). Colaboração de Sabesp, Nunes & Grossi Seguros e FMA Notícias. Realização de A Tribuna, com organização da Triesportes e supervisão da Federação Paulista de Atletismo.

Pista – Além da Meia-Maratona, o atletismo em Praia Grande ganhou em 2007 reforço de peso, uma pista oficial. O equipamento, homologado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (International Association of Athletics Federations – IAAF) com padrão internacional classe 2 (400 metros), localizado no Pólo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, Bairro Sítio do Campo, tem piso sintético de última geração, mesmo material utilizado no complexo dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, na Grécia. Constantemente, essa tecnologia recebe elogios dos principais atletas do planeta.

“Este equipamento de alto nível está aberto ao munícipe de Praia Grande. Quem tiver interesse em praticar atividade física pode dirigir-se ao local. A Administração Pública oferece essa oportunidade a população. Esporte é qualidade de vida”, enfatizou o secretário.

Confira a relação dos campeões das edições anteriores da prova no link abaixo: