Prefeito visita sambódromo de Praia Grande

Expectativa é de 30 mil visitantes em dois dias de desfile.

Por Lorena Flosi | 4/2/2010

O prefeito Roberto Francisco dos Santos, acompanhado do secretário de Cultura e Turismo Carlos Ananias Lobão, esteve na última quarta-feira (3), no Complexo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, no bairro Sítio do Campo, onde está sendo montada a estrutura da passarela do samba João Apolônio. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, o local abrigará o Carnaval da Família de Praia Grande, onde 16 escolas de samba do Município desfilarão em evento gratuito, a partir das 19 horas.

Neste ano, a Prefeitura investe R$580 mil, sendo R$300 mil em estrutura – o complexo abrigará arquibancada de 400 metros e camarote, com entrega prevista para o próximo domingo (7) – e R$280 mil em incentivos para as agremiações. Para Roberto Francisco, o valor do investimento ultrapassa o das cifras. “Embora alguns critiquem o direcionamento de pequena parte dos impostos arrecadados para o carnaval, entendemos que este é um incentivo à diversidade das expressões artísticas. O carnaval é parte de nossa história, e a estruturação de um evento de qualidade, com segurança e voltado à família só vem beneficiar moradores e turistas de nossa Cidade”.

Desde o ano passado, a Administração Municipal vêm viabilizando meios de promover a profissionalização do carnaval no Município. Em agosto de 2009, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura – Oficina Pagu, trouxe à Praia Grande a Oficina Carnavalesca, direcionada às agremiações do Município. “Nosso objetivo era dar ferramentas aos profissionais do carnaval de Praia Grande para a realização de um evento cada vez mais especializado”, explica o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão. “Essa oficina, especificamente, teve duração de um mês e abordou temas que envolvem todas as etapas da criação de um desfile carnavalesco, desde o estudo da história do carnaval e desfile de escolas de samba, a estrutura e formação de agremiações, quesitos a serem julgados, pesquisa e criação de enredos, e outros assuntos pertinentes”, conta.

Carnaval da Família – Promovido pela Liga dos Blocos e Escolas de Samba (Libesa), em parceria com a Prefeitura, o carnaval de Praia Grande vêm passando por estruturação desde 2008, quando a Libesa elegeu uma nova diretoria, com representantes de todos os então blocos de Praia Grande, anunciando mudanças na estrutura dos desfiles da Cidade.

A principal delas, era a de que, ao invés de se apresentarem como blocos de carnaval, os grupos trabalhariam para irem à avenida como escolas de samba, em três categorias. Na edição 2010, o Carnaval da Família chega com 16 escolas de samba concorrendo divididas em Grupo Especial, com quatro agremiações, Grupo I, com oito escolas, e Grupo II, formado por escolas pleiteantes (que desfilam pela primeira vez), junto com as que obtiveram menor pontuação em 2009.

Confira os dias e a ordem de desfiles do Carnaval da Família de Praia Grande 2010, com início sempre às 19h.

dia 14 de fevereiro:
Abertura com bloco Afoxé Laroye, seguido das escolas de samba:
Unidos do Trevo (bairro Nova Mirim)
Guaratude (bairro Sítio do Campo)
Império da Baixada (bairro Sítio do Campo)
Favoritos do Forte (bairro Canto do Forte)
Casa do Mestiço (bairro Esmeralda)
Unidos da Ilha das Caieiras (bairro Caieiras)
Mocidade Independente Star na Avenida (bairro Aviação)
Vila do Sapo (bairro Anhanguera)

dia 15 de fevereiro:
Império de Praia Grande (bairro Glória)