Prefeito entrega escola Porto das Artes

Nova unidade terá aulas do projeto SuperEscola Cultural

Por Mauricio Eirós | 18/2/2011

O prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos, e a secretária de Educação, Maura Lígia Costa Russo, inauguraram nesta quinta-feira (17), a escola municipal Porto das Artes. A nova escola, que faz parte da Secretaria de Educação (Seduc), será palco do projeto SuperEscola Cultural e na entrega foram realizadas apresentações musicais e artísticas.

No evento, houve apresentação da Camerata de Violões Seduc Praia Grande, que tocou o tema da Pantera Cor de Rosa, com regência de Valquíria Duarte; e da Banda Todo Som, que tocou a clássica Tico tico no fubá. Também teve a participação da dupla de alunos de teatro Carla Catarina e Carlos Henrique, a contadora de estórias Tatiana Félix, e apresentações de balé, com a bailarina Marcela Ribeiro, e um grupo de meninas coordenadas pela coreógrafa Fernanda Iannuzzi.

A unidade terá aulas de musicalização e percussão, dança, violão e teatro. A grande atração da nova escola é o cinema, com 44 lugares e que conta com aparelhagem moderna e de última geração. “Este é um dia feliz para a Educação. Após um ano da inauguração do Porto do Saber, entregamos o Porto das Artes, depois de muita dedicação da secretária Maura Lígia. Nós lutamos e conseguimos alcançar nossos objetivos”, disse o prefeito Roberto Francisco.

“Estamos vivendo um momento de sonho. Há um ano entregamos a biblioteca municipal, espaço que tínhamos muito tímido no Boqueirão e com uma média de 340 visitantes por mês. Isso cresceu 1.400%, com até 4.900 pessoas por mês visitando o Porto do Saber”, disse a secretária Maura Lígia.

De acordo com ela, a nova escola de artes permite que a criança fique mais tempo no ambiente escolar. “Hoje é um dia de graça para Praia Grande, pois nesse espaço, as crianças terão contato com as artes e até mesmo aulas de cinema e fotografia, formando novos talentos e grandes cidadãos amanhã”, afirmou Maura Lígia.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Carlos Rezende, elogiou o trabalho realizado pela Seduc e relembrou os tempos de escola. “Na minha época de escola, e isso já faz mais de trinta anos, pouco me recordo das lições de matemática ou geografia, mas me lembro bem do jogral (coral falado). Era maravilhoso participar dos jograis. Parabenizo a Seduc pelo trabalho e desejo sucesso aos alunos”, disse o vereador.

“Hoje é um dia especial, em que conquistamos mais um espaço cultural para nossa Cidade. Esperávamos este momento desde o ano passado. Para nós este edifício é um lugar para expressarmos nossos sonhos e conquistas. Obrigada por transformar nosso sonho em realidade”, disse a aluna de teatro, Carla Catarina.

O Porto das Artes possui instalações específicas para as aulas artísticas, com tratamento acústico do forro e de todas as divisórias que compõem os diversos ambientes, para que o barulho de uma atividade não interfira na outra.

As paredes das salas de aula são móveis e elas podem ser interligadas e se tornarem dois grandes salões, formando um anfiteatro. Junto às paredes de vidro, que possibilitam a vista da rua, existem barras para garantir a segurança dos alunos. O local conta também com dois estúdios para ensaios e gravações.

O projeto SuperEscola oferece atividades esportivas ou culturais no horário oposto ao das aulas regulares, com o objetivo de ampliar a permanência do aluno no contexto educacional de forma saudável e atrativa. Além de manter os estudantes longe das ruas, a iniciativa favorece o desenvolvimento de habilidades, o despertar de talentos e o aprendizado de regras e valores.

O Porto do Saber reúne num só lugar biblioteca com 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à internet e área para apresentações artísticas, o Espaço Flex, que promove, entre outras atividades, palestras com especialistas, exposições, música, dança, encontro com poetas.

O Porto das Artes fica no andar superior do Porto do Saber, na Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce). O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.

+ Clique aqui para conferir galeria de fotos da solenidade.