Festejos de Iemanjá devem atrair 15 mil no fim de semana

Evento tem abertura oficial às 20 horas de sábado (3)

Por Lorena Flosi | 30/11/2011

Já está tudo pronto para receber os cerca de 15 mil visitantes que devem vir à Praia Grande no fim de semana (3 e 4), atraídos pelo primeiro período dos festejos de Iemanjá. Até agora são 400 tendas inscritas, com aproximadamente 250 veículos autorizados, entre vans, ônibus e microônibus. O evento tem abertura oficial sábado (3), às 20 horas, em frente à estátua de Iemanjá, no bairro Ocian.

“Além de trabalharmos para que haja uma fiscalização cada vez mais rígida, garantindo o conforto e segurança de moradores e visitantes, neste ano, o evento contará com cerca de 40 banheiros químicos ao longo do trecho de dois quilômetros destinado ao evento, chegando à média de um banheiro masculino e outro feminino a cada 200 metros”, enumera o chefe da Coordenadoria de Turismo Eventos da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Aristides Fonseca.

Além dos banheiros, serão disponibilizados 24 pontos de água e 38 de pontos de energia elétrica ao longo do trecho da orla, cerca de dois quilômetros, onde ocorrerão as homenagens.

O Posto de Informações (PIT) da Sectur funcionará como um centro de comando, para garantir que todas as entidades estejam em suas áreas previamente designadas, e com a documentação em dia. Para garantir estrutura adequada para o evento, a Prefeitura oferece às entidades religiosas envolvidas todo o equipamento de sonorização necessário para a abertura oficial dos festejos, que deve contar com cânticos religiosos e oferendas. Um palanque também será montado em frente à estátua de Iemanjá, para as apresentações necessárias.
Trânsito - Durante todo o período de festejos, das 8 horas de sábado (4) às 19 horas de domingo (5), a Avenida Presidente Castelo Branco ficará interditada, da altura da Rua Afonso Chaves até a 1º de Janeiro, sendo a via livre de acesso à praia mais próxima a Rua 31 de março.

Trajeto - Os veículos cadastrados passarão pelo posto de validação situado na Rua José Borges Neto, no Paço Municipal, Bairro Mirim, e deixarão seus passageiros na orla da praia, em frente a área destinada a seus grupos, seguindo ao estacionamento no Espaço Alvorada, no bairro Quietude. Veículos cadastrados para os festejos que forem surpreendidos trafegando vazios pelo Município serão apreendidos.

Segurança - Para garantir a segurança dos participantes, o Município conta com um efetivo da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. A dica é evitar levar crianças ao evento, mas caso seja inevitável, o ideal é mantê-las com identificação visível, com nome do responsável e telefone de contato. As pulseiras serão entregues no postos de validação e comando, além dos postos 7 e 9, do Corpo de Bombeiros.
Menores que se perderem dos pais serão encaminhados à Escola Municipal Oswaldo Justo, na Rua 1º de Janeiro, 987, Bairro Mirim. Ali serão recebidas por atendentes de educação e serventes da Secretaria de Educação (Seduc), que se encarregarão da higienização e alimentação. Uma área de descanso, com colchões e roupas de cama, será montada no local para que possam repousar. Para retirar as crianças, os responsáveis devem se dirigir ao local com documentos de identificação próprios e dos menores.

Inscrições - As inscrições para os dois períodos do evento encerraram-se no dia 18 de novembro, diferente do que acontecia até o ano passado, quando instituições podiam se inscrever até o último dia útil antes dos festejos. “Neste ano, utilizamos outra logística para as inscrições, usando de boletos bancários para o pagamento. Assim, conseguimos garantir um processo mais fácil para os participantes, visto que a presença de um representante da entendidade não foi necessária, dinâmico e transparente”, pontua Aristides, lembrando que todo o dinheiro arrecadado com as taxas do evento são destinados ao FUNDAC (Fundo de Assistência à Cultura) de Praia Grande.

A Sectur funciona na área administrativa do Palácio das Artes, na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão (em frente à Rotatória A Tribuna). Outras informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Eventos, telefone 3496-5716, ou ainda pelo e-mail sectur8i@praiagrande.sp.gov.br.