Alunos negros viram modelos fotográficos

Projeto Pérola Negra fica exposto no Porto do Saber até fevereiro

Por Mauricio Eirós | 29/12/2011

O Espaço Flex, do Porto do Saber, recebe a partir de quinta-feira (29), a exposição Pérola Negra, que reúne 14 fotografias de alunos negros da escola municipal Isabel Figueroa Bréfere (Aviação). A entrada é gratuita e o evento é promovido pela Secretaria de Educação (Seduc). A exposição fica aberta ao público até fevereiro.

As fotos já foram apresentadas na unidade escolar no mês passado durante as comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado dia 20 de novembro. São 14 imagens que registram os estudantes interpretando personagens variados, como gangster, rainha africana, rapper, deus negro, entre outros.

“As fotos estão muito bonitas e chamam a atenção pela qualidade. Esta é uma oportunidade de mostrar o trabalho realizado na escola municipal e abrir espaço para as ações dos docentes de Praia Grande”, disse o chefe da Divisão de Cultura nas Escolas da Seduc, Renato Paes, um dos responsáveis pelo do Porto do Saber.

A ideia surgiu quando o professor Paulo Duek resolveu reunir os estudantes para participar do projeto. Segundo ele, um dos temas do Projeto Político Pedagógico na escola tratava da africanidade e foi esse o assunto abordado.

“Tivemos mais de 300 alunos inscritos (inclusive brancos) e escolhemos 14 para fazer esse registro fotográfico. A partir daí, eu comecei a criar uma história para cada um deles. Deste modo, o mais agitado da turma incorporou um nerd, tem o rapper, um africano, uma sereia, uma menina que ama a natureza. E o resultado foi bom porque trouxe muita interação entre os alunos, inclusive com a participação de quem ficou atuando na produção”, afirmou Duek.

Os alunos e modelos se sentiram valorizados e motivados a participar do projeto. “Foi ótimo. Eu gostei de fazer as fotos e como eu tinha feito aulas de Teatro com o professor Paulo no ano passado, então ele me ensinou a não ter vergonha em frente da câmera. Isso levantou minha autoestima e me sentia ainda mais valorizado”, disse o aluno Jordann Cristhian de Souza Vicente.

“A experiência foi muito boa. Eu amei e me senti uma modelo. Quando a turma soube que eu participaria do projeto, todo mundo me ajudou e isso foi uma coisa muito boa que aconteceu na minha vida”, afirmou a aluna Hillary da Silva Henrique.

O trabalho em conjunto dos estudantes foi lembrado pela direção da escola, além da valorização e elevação da autoestima de muitos deles. “O objetivo era mostrar a beleza desses alunos e valorizá-los. Buscar algo que eles não viam neles mesmos, além do cotidiano na escola. Até no aspecto disciplinar houve melhora por parte de alguns estudantes”, destacou a diretora da unidade, Zélia Maria Ferreira dos Santos Lima.

Os alunos que viraram modelos para o projeto Pérola Negra são: Alicia Cardoso Santos, Aline Santiago da Conceição, Bruno de Souza Lopes da Silva, Elisson Paulo da Silva dos Santos, Francielly Cristine Alves Vicente, Hillary da Silva Henrique, Jennifer Caroline de Souza Vicente, Jordann Cristhian de Souza Vicente, Kimberly Xavier dos Santos Gomes, Larissa dos Santos Silva, Pablo dos Santos Caetano, Rudguer Oliveira Caetano, Shirley Suellen Santana Gomes, Yasmin Aparecida Lacerda do Amaral Fernandes.

Além, do Espaço Flex, o Porto do Saber reúne num só lugar biblioteca com mais de 25 mil livros, espaço digital com 20 computadores conectados à internet e a escola Porto das Artes, com aulas culturais (balé, dança, teatro, música e artes visuais) para os alunos do projeto SuperEscola.

O Porto do Saber fica na Avenida São Paulo, 900, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce).