Projeto cultural descobre talentos musicais na EM Isabel Bréfere

Alunos fizeram apresentação de rock nacional nesta segunda (27)

Por Priscila Sellis | 28/5/2013

O rock nacional foi tema de um musical apresentado segunda-feira (27) por alunos da Escola Municipal Isabel Figueroa Bréfere, que interpretaram músicas de Cássia Eller, Paralamas do Sucesso, Marina Lima e Cazuza, surpreendendo o público com seus vozeirões e mostrando suas habilidades com instrumentos musicais e com a expressão corporal. A apresentação ocorreu dentro da biblioteca escolar e foi prestigiada por estudantes de outras classes, além de alguns professores e pais de alunos.

A ação faz parte do projeto On The Stage, desenvolvido pelo professor Paulo Duek com cerca de 20 alunos de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). A iniciativa - que envolve as artes musicais, cênicas e corporais - contribui para o despertar de talentos e coloca em prática as habilidades artísticas dos alunos. A cada mês, um estilo musical diferente será ensaiado para uma nova apresentação. “A ideia é ampliar seu repertório musical e cultural, além de contribuir para o desenvolvimento de suas aptidões, por meio de uma atividade saudável e prazerosa”, explicou o professor, formado em Artes Dramáticas.

Para formar o grupo, ele organizou uma audição que contou com 155 alunos interessados. Dessa audição, foram selecionados os 20 alunos que compõem o grupo dentre cantores, dançarinos e músicos instrumentistas.

Os ensaios ocorrem todas as segundas-feiras no período da tarde, no contraturno escolar, ou seja, no horário oposto ao das aulas regulares. “Pra mim está sendo muito gratificante. A gente leva muito a sério os ensaios, mas não deixa de ser também um momento de lazer, de diversão”, comentou o aluno Alexandre de Moraes Júnior, de 15 anos. “Eu adoro participar desse projeto, amo cantar e não falto aos ensaios de jeito nenhum. Sempre tive o sonho de ser uma cantora”, diz a estudante Victória Beatriz Xavier Silva, de 14 anos.

Paralelo aos ensaios, o grupo também aprende sobre o contexto histórico de cada estilo musical, com aulas da professora de História, Ana Castilho. “Tem sido muito enriquecedor para os alunos que, além de ampliarem seu conhecimento artístico e histórico, ainda se mantém longe das ruas”, ressaltou a diretora escolar, Zélia Ferreira dos Santos.

Os pais aprovam. Rosângela Santillo, mãe da aluna Carolina, foi uma das mães presentes na apresentação e disse que sua filha está muito animada: “Ela está empolgada, mais interessada na escola, não quer faltar de jeito nenhum. É uma iniciativa realmente muito boa”.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.