Prefeitura orienta sobre Posse Responsável de animais

Abandono é a principal causa de superlotação do canil municipal

Por Aline Gomes | 16/9/2013

O abandono de animal é prática comum no Município e o principal motivo da superlotação do canil e gatil municipal, que hoje abrigam cerca de 130 animais, entre cães e gatos.

O Centro de Controle de Zoonoses incentiva a Posse Responsável de animais, orientando e informando a população sobre os cuidados necessários com os bichos de estimação. O abandono de animais é crime e está previsto no Código Penal Brasileiro. O delito tem pena de seis meses a dois anos de prisão, além de multa a ser estabelecida pela Justiça.

De acordo com a diretora de serviço de zoonoses, Maria Fernanda Gonçalves, esta prática é comum na Cidade e o cidadão deve denunciar esses casos. “Para denunciar um crime de maus tratos contra animais, recomenda-se ir a uma das delegacias da Cidade”
Ela afirma que é muito comum o abandono de animal por automóveis e, nesses casos, a recomendação é que seja anotada a placa do veículo ou que seja verificado algum elemento que ajude na identificação do responsável pelo ato. O denunciante deve mencionar os dados na ocasião do registro da ocorrência para possível identificação e punição dos criminosos.

Cuidados- O Centro de Controle de Zoonoses presta todos os cuidados necessários aos cães e gatos resgatados por maus tratos, abandono ou por terem sido atropelados. São dois veterinários, dois assistentes técnicos e quatro trabalhadores que atuam diretamente com os animais abandonados.

Os bichinhos recebem vacinas, alimentação, cuidados médicos e carinho por parte dos funcionários. “Aqui fazemos todo o possível para que os animais tenham carinho e um tratamento individualizado. Precisamos contar com a ajuda dos que amam esses adoráveis bichos de estimação para que sejam adotados”, diz a diretora.

Os interessados em adotar um bichinho podem comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses ou acessar o Blog: www.zoonosespg.blogspot.com. O site contém fotos e informações dos animais disponíveis, além de informações relacionadas à castração animal e recomendações úteis a quem pretende adotar um bichinho
Para adoção, basta acessar o site e fazer a escolha. Leva o bichinho quem chega primeiro ao setor, que fica na Rua Antônio Candido da Silva, s/nº, Vila Sônia. No local, é preciso preencher um cadastro e um documento de Posse Responsável, no qual o novo dono se compromete a cuidar adequadamente do animal.

Entre as exigências, é preciso ter residência fixa, ser maior de idade e apresentar um documento de identidade. Ao deixar o abrigo, o animal já sai medicado contra vermes, mas precisa ser levado a uma clínica para que receba as vacinas contra eventuais vírus.

Telefone - Para mais informações sobre adoção e outros assuntos, os telefones da Divisão de Controle de Zoonoses de Praia Grande são: 3496-5275 e 3596-1882.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.