Praia Acessível: 90 atendimentos em menos de uma semana

Usuários elogiam programa que permite banho de mar de pessoas com deficiência

Por Paola Vieira | 12/1/2015

Cerca de 90 atendimentos foram realizados pelo Programa Praia Acessível em Praia Grande, em menos de uma semana. Localizado ao lado do Estação Boqueirão, na altura da Avenida Paris, o programa teve início na terça-feira (6) e foi aprovado pelos usuários.

Com oito cadeiras anfíbias em funcionamento e mais duas em reserva, especialmente desenvolvidas para garantir aos cadeirantes o acesso ao banho de mar, o projeto é gratuito, e fica em Praia Grande até 18 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.
Turista de São Paulo, Marc Aoki Ito, aprovou o programa. “Tenho distrofia muscular e desde os 13 anos de idade que não ando. Fiquei quase 20 anos sem entrar no mar. A sensação de entrar no mar é muito boa. A primeira vez que entrei com a cadeira anfíbia foi sensacional. Agora quero sempre ir à praia”.

Janete Verão Flores Fulop, de Dourados (MS), disse que já passou muitas dificuldades ao ir à praia, mas que com o projeto a acessibilidade melhorou. “Quando cheguei à cidade fiquei pensando como faria para ir ao mar. Soube do projeto e agora me sinto muito bem na praia. Antes eu vinha na cadeira de rodas, mas o mar estraga o equipamento, e exige um grande esforço físico de mim. Com o programa estou aproveitando até o último minuto esta viagem”.

O secretário de Esporte e Lazer, Hugo Ribeiro explicou que em Praia Grande o projeto é diferenciado, com esteiras especiais (antiderrapantes), colocadas na areia, acompanhamento de profissionais de educação física e enfermagem, tenda, além do cadastro dos usuários. “O programa foi instalado no Boqueirão depois de um estudo de logística que apontou que a acessibilidade seria melhor. Este projeto é uma forma de garantir a acessibilidade, o direito de ir e vir do cidadão, além de aumentar a qualidade de serviços prestados”.

Para participar, os interessados devem comparecer ao local, munidos de documento com foto para realização de cadastro, podendo usar as cadeiras imediatamente. É recomendado que o usuário esteja acompanhado, mas caso compareça sozinho, também poderá usufruir da praia e do banho de mar. Para isso, o projeto disponibiliza toda a estrutura necessária, que inclui, além das cadeiras e esteiras, uma equipe de monitores, profissionais de saúde, salva-vidas e banheiro adaptado.

Programa - Lançado em 2010, o Programa Praia Acessível tem como objetivo oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência é responsável pelo fornecimento das cadeiras, já a Prefeitura, pelas equipes de suporte do programa. Os postos que oferecem as cadeiras nas praias contam com facilitadores para prestar atendimento e orientação.

As cadeiras anfíbias são feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia, e também não afundam na água. Devido a sua altura, é possível o usuário entrar na água, em uma profundidade não perigosa no mar. Existe facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis.

O programa já beneficiou mais de 25 mil pessoas com deficiência e pode ser utilizado por moradores ou visitantes da região. Futuramente, será levado a outras cidades.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.