Curso ‘Caminhos do Cuidado’ forma mais de 500 profissionais da Saúde

Solenidade de entrega dos certificados ocorreu segunda-feira (23)

Por Pedro Sbravatti | 24/3/2015

O curso ‘Caminhos do Cuidado’ formou 503 profissionais do setor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande. A iniciativa faz parte do programa nacional "Crack, é possível vencer", do Governo Federal. A solenidade de entrega dos certificados de conclusão da capacitação ocorreu na segunda-feira (23), na sede da Colônia de Férias dos Comerciários, localizada na Avenida Guilhermina, Bairro Boqueirão.

Informações e formação sobre saúde mental e os cuidados destinados aos usuários de crack, álcool e outras drogas foram temas abordados ao longo do curso. Supervisores de unidades, auxiliares e técnicos de enfermagem, assistentes sociais e agentes comunitários de saúde formaram o público alvo da ação. O Departamento de Assistência à Saúde da Sesap foi o responsável pela organização das atividades desenvolvidas nos encontros.

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Francisco Jaimez Gago, ressaltou que a capacitação é mais uma ferramenta de trabalho que tem como objetivo melhorar o atendimento prestado na rede. “A Administração Municipal busca fortalecer a Atenção Básica e valorizar o profissional. Ao longo do ano serão realizadas novas capacitações. Agradeço o empenho dos agentes comunitários de saúde nos trabalhos diariamente realizados”.

A chefe da Assistência à Saúde da Sesap, Maria Cecília Cabrita, confirmou que o ‘Caminhos do Cuidado’ terá uma nova etapa. “A partir do dia 8 de abril duas novas turmas iniciarão o curso. Serão mais 70 servidores beneficiados. A Sesap tem trabalhado para contribuir com a formação profissional dos funcionários”.

O agente comunitário de saúde da Usafa Anhanguera, Marcos César de Oliveira, destacou que modificou a visão que tinha dos usuários de drogas por conta dos conceitos estudados. “O curso abriu muito minha mente com uma visão mais humanizada. Em alguns momentos, dar um pouco de atenção as pessoas já faz uma grande diferença. Fico feliz em saber que faço parte de uma equipe que pode contribuir com a melhora na qualidade de vida das pessoas”.

A técnica de enfermagem do Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas), Jaqueline Mara dos Santos, afirmou que aprendeu a melhor estratégia de abordagem do usuário na hora de realizar um procedimento médico. “O curso nos ajudou a lidar com os usuários de drogas e como lidar com esse tipo de paciente. Assim aprendi a chegar nesse paciente de uma forma mais tranquila, sem cobrar ou julgar a pessoa”.

Crack, é possível vencer’ – A Cidade assinou o termo de pactuação do projeto do Governo Federal. A iniciativa tem a finalidade de prevenir o uso e promover atenção integral ao usuário de crack.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande já recebeu equipamentos de segurança, além de duas motos e duas viaturas, para utilização no programa. Também foram adquiridas uma base móvel comunitária para videomonitoramento e 20 câmeras wi-fi, que ainda serão entregues ao Município.

A adesão praia-grandense só foi possível devido aprovação do Governo Federal da documentação primária sobre o tema encaminhada pela Cidade. O programa define um plano de ação local, que vai mapear as áreas de maior incidência e as metas de cada município do País, incluindo o trabalho de recuperação de dependentes de drogas e prevenção da dependência.

A Cidade criou em 2013 a Comissão de Enfrentamento ao problema do consumo de drogas, que atua também no Programa ‘Crack, é possível vencer’. Um grupo técnico de trabalho conta com a participação de secretários municipais, funcionários das áreas envolvidas e representantes da sociedade civil organizada, como ONGs e igrejas, Ministério Público e Polícia Civil.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.