Praia Grande quer 100% de ruas arborizadas em cinco anos

Plano Municipal de Arborização prevê plantio de 55 mil árvores até 2020

Por Lorena Flosi | 1/4/2015

Com mais da metade da população mundial vivendo em áreas urbanas, tornar as cidades mais sustentáveis é um desafio a ser alcançado. Cenário comum na maioria das cidades brasileiras, o excesso de construções e ruas pavimentadas sem áreas verdes, além de acarretar na limitação dos espaços disponíveis para o lazer, é decisiva para a elevação das temperaturas.

Os números são preocupantes: dados do IBGE de 2012 mostram que um em cada três domicílios brasileiros não possui uma árvore próxima de sua fachada, o que acumula um déficit mínimo de 15 milhões de árvores no país. São, portanto, 32% de residências não atendidas pelo benefício da arborização urbana, um total de quase 50 milhões de pessoas.Outro indicador revelou que um terço das cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes mantém entre 60% e 77,6% das suas populações sem árvores nas proximidades de sua residência.

Pensando no alto índice demográfico do Município – a previsão é que em dez anos, Praia Grande ultrapasse a marca de 360 mil habitantes – a Cidadejá finaliza seu Plano de Arborização Municipal, projeto audacioso que prevê o plantio de cerca de 11 mil árvores por ano em toda malha urbana, totalizando 55 mil árvores plantadasem cinco anos.

“Originalmente, essa era a meta para 20 anos”, comenta o chefe do departamento de Manutenção Ambiental da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), Marcelus Condé. “O Plano de Arborização Municipal vem acelerar esse processo de forma ordenada, de modo a prever o grande crescimento da Cidade, garantindo a qualidade de vida de seus habitantes”.

Praia Grande já vem fazendo a lição de casa. Apenas em 2014, o Município, através da Sesurb, realizou o plantio de 3 mil árvores, mas o trabalho já é realizado desde de 2001. A bióloga da secretaria de Meio Ambiente (Sema), Elaine dos Santos Rovati, destaca que os benefícios de um projeto amplo de arborização são inquestionáveis. “A arborização exerce papel vital para a qualidade de vida nos centros urbanos. Por suas múltiplas funções, a árvore urbana atua diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, o nível de ruídos,no equilíbrio da temperatura, na proteção do lençol freático, e fornece sombra, além de constituir refúgio indispensável à aves remanescentes nas cidades”.

Tantos benefícios inclusos em um projeto ambicioso devem ser protegidos. Por isso, paralelo ao Plano Municipal de Arborização, a Administração Municipal prepara uma nova legislação, que regulamenta o plantio de árvores na Cidade e protege as mudas e árvores adultas já plantadas. As árvores escolhidas para o plantio também traduzem a preocupação do projeto em promover integração entre a malha urbana e o verde: espécies de pequeno e médio porte e de enraizamento específico não interferem na fiação elétrica ou na tubulação de água.

Também se levou em consideração na escolha espécies com flores e frutos, que atraiam aves e borboletas. O projeto também tem a função de identificação: em breve, munícipes poderão dizer que moram na rua dos Ipês Amarelos, das Quaresmeiras ou das Chuvas de Ouro, entre outras.

Na prática - Alguns munícipes já podem comprovar esses benefícios, resultado do processo de arborização que a Sesurb vem realizando nos últimos anos. Moradora da Rua Osasco, no bairro Ocian, há 20 anos, a aposentada Renilde Pinto das Mercês usufrui das vantagens do plantio feito recentemente no local. “Achei a iniciativa fantástica. Sou moradora de Praia Grande há mais de 30 anos, e acompanhei de perto o processo de urbanização do Município, inclusive desta rua. Com a chegada das árvores, a rua ficou mais bonita, mais fresca, mais agradável. Acho que tem mesmo que haver um equilíbrio entre o cinza e o verde. Toda a equipe envolvida nesse projeto está de parabéns. Quando a Cidade toda estiver assim vai ser maravilhoso”.

Os comerciantes também já sentem melhora no movimento das ruas. É o caso de Isilda Simões, proprietária de uma loja de roupas na Rua Celso Ramos de Oliveira, centro comercial no bairro Vila São Jorge. “Não só o aspecto da rua ficou muito melhor. Como as árvores fazem sombra, deixama calçada menos quente e oferecem abrigo do sol para os carros dos clientes. Percebi sim um aumento no movimento do comércio. É muito mais agradável fazer compras em um local fresco, bonito, e com sombra para os carros e transeuntes. Vários clientes já elogiaram”.

O Plano de Arborização Municipal deve ser finalizado em junho, quando começam os trâmites legais para sua execução.

O projeto é resultado da ação conjunta das secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Serviços Urbanos (Sesurb), com colaboração das secretarias de Planejamento (Seplan), Urbanismo (Seurb) e Obras Públicas (Seop). O plano de arborização faz parte do programa Avança PG, eixo Cidade Vida, que prevê uma série de ações que visam a defesa do meio ambiente, com a disseminação do conhecimento e a participação efetiva dos munícipes.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.