PG inaugura Centro Integrado de Comando de Operações Especiais na próxima semana

Iniciativa visa concentrar ações de diversos órgãos de segurança

Por Luciano Agemiro | 14/10/2015

Na próxima quarta-feira (21), a Prefeitura de Praia Grande vai inaugurar um centro de controle para as ações de segurança no Município. O Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe-PG) reúne, em único local, tecnologia e informações necessárias para planejar e gerenciar ações policiais integradas. O evento de inauguração acontecerá às 10h, no Paço Municipal.

No Cicoe será possível obter dados em tempo real e planejar ações imediatas dos agentes de segurança pública, visando o controle da criminalidade e das situações de risco.

O centro serve ainda para catalisar informações produzidas na rotina do município, reunindo três espaços que se complementam funcionalmente:
A Central de Videomonitoramento, espaço dedicado ao monitoramento, por meio de câmeras de vídeos, dos principais pontos da Cidade. O vídeo monitoramento coleta imagens e características dos delitos cometidos nas áreas monitoradas. Além da função de vigilância, também serve para mapear as zonas de criminalidade e violência nessas áreas.

A Central de Teleatendimento, canal de atendimento direto à comunidade, abrangendo disque-denúncia, além de outros serviços multissetoriais demandados. O teleatendimento permite receber denúncias anônimas feitas pela comunidade com informações que ajudam na investigação de crimes e delitos.

A Sala de Intervenção de Crises, espaço destinado ao gerenciamento rotineiro das demandas da Central de Videomonitoramento e Teleatendimento, que possibilita o compartilhamento de responsabilidade e a distribuição de tarefas, de acordo com a demanda.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, José Americo Franco Peixoto, o objetivo é que o Cicoe seja uma ferramenta para que os órgãos de segurança pública tenham mais condições de dar uma resposta efetiva às situações que demandam informações rápidas e precisas. “Será uma ampliação do trabalho que já existia na Cidade, antes executado na Central de Videomonitoramento”.

O Cicoe é parte integrante do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), destinado para a realização de reuniões da cúpula de segurança pública do município, que envolve todos os órgãos de segurança (polícias, Guarda Civil Municipal, conselhos comunitários e eventualmente também o Ministério Público), onde serão discutidos e analisados os problemas, buscando uma solução integrada para a resolução dos mesmos.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.