EM São Francisco realiza Semana da Luz

Exposições, sessões de filmes, experiências científicas e outras ações fazem parte da semana, que envolve 1.300 alunos

Por Priscila Sellis | 29/10/2015

Foto Indisponivel

Em comemoração ao Ano Internacional da Luz, a escola municipal São Francisco de Assis realiza esta semana uma série de atividades que abrangem o tema. O projeto Semana da Luz envolve os 1.300 alunos da escola, que atende os níveis Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao longo desta semana, eles realizaram exposições de seus trabalhos, experiências científicas, debates pós filmes e outras atividades.

De acordo com o técnico pedagógico da unidade (ATP), Paulo Duek, o estudo do tema e os trabalhos apresentados não se restringiram a abordar a luz do ponto de vista da Física. “O projeto também abordou a luz no sentido da criatividade e da genialidade, por meio de trabalhos sobre inventores, artistas e personalidades ‘iluminadas’”, explicou, mostrando os muitos nomes expostos na exposição através de maquetes e cartazes, como por exemplo, Albert Einstein, Dalai Lama, Thomas Edson, Renoir, Charles Chaplin, Leonardo Da Vinci e outros. “Outro trabalho exposto aborda a luz da vida, detalhando uma gestação e nascimento”, exemplificou o ATP.

Uma das salas de aula se transformou num estúdio fotográfico para o estudo dos efeitos da luz na fotografia. “A luz está em tudo na nossa vida e foi interessante aprender sobre os vários tipos de luz e seus efeitos na fotografia”, ressaltou o aluno Kayã Haufe Bedim, de 14 anos, que apresentou um trabalho sobre os efeitos da luz negra.

O consumo de energia elétrica foi abordado por meio de algumas atividades em sala de aula. “Os alunos pesquisaram o consumo médio de energia de suas residências e realizaram situações-problemas sobre isso, além de debatermos esse assunto tão importante”, comentou a professora de Matemática, Alessandra Pestana Garcia.

Os estudantes também apresentaram aos colegas experiências científicas sobre a eletricidade. “Os temas foram estudados nas semanas anteriores com a realização de diversas experiências e as mais interessantes foram escolhidas pela própria classe para fazer parte dessa semana”, detalhou o professor de Ciências, Rodrigo Gonzalez Cedro.

Trevas – Devido à proximidade da comemoração do Halloween, a escola decidiu abranger também o contraponto da luz. “Onde há luz, há sombra. Então, as trevas também foram abordadas nesse projeto por meio de filmes e literatura de terror, maquetes de histórias dentro dessa abordagem e outros trabalhos”, ressaltou o ATP Duek. O “lado sombrio” do projeto também pôde ser visto na decoração do pátio da escola, que foi enfeitado com teias de aranha, abóboras e outros itens que fazem alusão ao assunto. O projeto será encerrado na noite de hoje (29) com um baile de Halloween.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS: Acesse também nosso conteúdo através do Facebook e do site da Rádio do Paço. Veja também o Banco de Imagens.