terça-feira
12 de dezembro de 2017

 
 
Portugues   English
 
     
ADMINISTRAÇÃO
AVANÇA PG
CIDADANIA
CONSELHOS MUNICIPAIS
CULTURA
DEFESA CIVIL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2017
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROMOÇÃO SOCIAL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
Oficinas preparam candidatos para o 3º Concurso Literário de Praia Grande
Sustentabilidade será o tema da 3ª edição da competição cultural
28/8/2017
 
Cerca de 200 candidatos participaram das oficinas preparatórias do 3º Concurso Literário de Praia Grande, realizadas quinta e sexta-feira (24 e 25), no Porto Aprendiz. As aulas abordaram o tema Sustentabilidade, que embasará os textos do concurso, além dos gêneros que fazem parte da competição cultural: poema, conto, artigo de opinião e charge.
As oficinas, gratuitas e abertas a todos os interessados, tiveram o objetivo de preparar os candidatos. No entanto, não são uma condição para a participação no concurso, ou seja, mesmo quem não participou das oficinas poderá concorrer, se quiser. A inscrição para o concurso pode ser realizada até o dia 10 de setembro no endereço www.cidadaopg.sp.gov.br/oficinaconcurso

O estudante Caio Munhoz Campos, de 11 anos, participou da oficina de Contos e saiu da aula estimulado a escrever. “Achei muito legal e interessante! Fiquei com vontade de começar a escrever, não apenas para o concurso, mas sobre outros temas também”.

Gustavo Martinho Santos, de 11 anos, participou das oficinas de Poema e de Conto. “Aprendemos mais sobre a estrutura dos poemas e foi muito produtivo. Na aula sobre os Contos, aprendemos sobre como deixar a história mais interessante e sobre a importância da leitura”. O aluno Gabriel Jorge Oliveira, 10 anos, também participou dessas duas oficinas. “Aprendi coisas que vou levar pra vida toda”.

A escritora e jornalista Jaqueline de Marco, que ministrou a oficina de Contos, destacou a importância dessas aulas preparatórias. “Alguns gêneros literários despertam várias dúvidas. Muitas pessoas confundem os contos, por exemplo, com crônicas, relatos e outros gêneros literários. Essas oficinas são muito interessantes para esclarecer as dúvidas, além de abrir os horizontes dos participantes, que passam a enxergar o mundo literário com outros olhos. Elas não servem apenas para o concurso, mas para a vida”, afirmou.

Sustentabilidade – O tema do concurso – “Sustentabilidade, uma atitude coletiva” – também foi assunto das oficinas preparatórias, ministradas por educadores ambientais. Eles destacaram aos alunos que sustentabilidade não aborda apenas a área ambiental, mas também a social e a econômica. “Quando se fala em sustentabilidade, é preciso ter um pensamento macro, de cidadania planetária, lembrando que as práticas sustentáveis têm efeito global”, explicou a palestrante Simony Renó. “Acredito que a inserção deste tema no Concurso Literário vai contribuir para despertar a reflexão sobre a necessidade da mudança de postura e de atitudes em relação ao mundo”, afirmou a palestrante Cristiane Evaristo.

Concurso - O tema deste ano do Concurso Literário de Praia Grande é “Sustentabilidade: uma atitude coletiva” e o patrono é Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira, considerado um escritor completo. Cada candidato pode optar pelos gêneros: poema, conto, artigo de opinião e charge. Ao todo, serão seis categorias: 5º e 6º anos; 7º ao 9º ano; Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos; Professores; Comunidade em Geral. Podem se inscrever alunos e professores de escolas públicas ou particulares, localizadas em Praia Grande. As inscrições vão até o dia 10 de setembro. Os interessados devem acessar o portal Cidadão PG (cidadaopg.sp.gov.br/concursoliterario) para se inscrever.

Os três primeiros classificados em cada categoria receberão troféu, certificado e kits literários. Além disso, as produções vencedoras serão compiladas e publicadas em livro on line a ser lançado pela Administração.

O Concurso Literário é uma realização da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com as secretarias de Governo, Comunicação, Cultura e Turismo, representantes de Escolas Particulares do Município, da Rede Estadual de Ensino, da Casa do Poeta e Grêmios Estudantis.




    página anterior topo da página
 
 
 
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias