Ecopontos ampliam a quantidade de materiais recebidos

úmeros registrados no último ano superam em 20% a quantidade de 2016

29/1/2018

Foto Indisponivel

A reciclagem é uma importante ação para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas. Pensando nisso, a Prefeitura de Praia Grande iniciou em 2012 a construção de espaços destinados exclusivamente para o descarte correto destes tipos de materiais pela própria população, os Ecopontos. Atualmente, a Cidade conta com 12 unidades, que têm mostrado resultados positivos ao longo dos últimos anos. Só para se ter uma ideia, a quantidade recebida nestes locais em 2017 foi aproximadamente 20% superior a de 2016, passando de 294,2 toneladas para 370,4 toneladas no último ano.

Os locais possuem caçambas para o depósito de materiais como plástico, vidro, madeira, podas de árvores e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte). Além da quantidade de materiais recicláveis, somente nos Ecopontos o número de madeiras, móveis velhos e itens inservíveis passou de 1.174 toneladas (em 2016) para 1.507,5 toneladas, em 2017; já entulho em geral (restos de construção civil) foram 4.916,3 toneladas em 2017 contra 3.867 toneladas no ano anterior.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb), a quantidade de pessoas que utilizam estes locais também foi maior no último ano. Em 2017 foram registrados 44.635 usuários, contra 26.625 pessoas utilizando o local em 2016.
E para o diretor de Divisão de Coleta Domiciliar e Seletiva, Alonso Joel da Silva, esses números refletem uma mudança positiva nos hábitos das pessoas. “Muitas preferem ir até os Ecopontos, que costumam ficar próximos a suas casas e descartar seu materiais. Muitas vezes, estão a caminho do trabalho ou da escola, mas antes param nas unidades para deixar itens descartáveis. É uma relação de confiança no trabalho que vem sendo realizado”.

O diretor do Departamento de Manutenção Ambiental de Praia Grande, Marcelus Condé, explicou a importância destes equipamentos para o trabalho de reestruturação da coleta seletiva em Praia Grande. “A pessoa pode encaminhar seus materiais diretamente a estes locais, sem precisar esperar os caminhões da coleta seletiva. Isso contribui diretamente para a qualidade e eficiência do sistema de sustentabilidade realizado na Cidade”.

Ainda que atualmente sejam 12 unidades em funcionamento, a intenção da Administração Municipal é que todos os bairros do Município recebam um Ecoponto. A previsão é que os próximos locais a receber uma unidade sejam Anhanguera e Antártica.

Endereço – Funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, os Ecopontos ficam nos seguintes endereços: Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge), Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar), Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410), Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli), Real (Rua Lilás, 429), Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria), Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura), Boqueirão (Rua Guanabara com Praça 19 de janeiro), Solemar (Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 21.074, esquina com a Rua Cassimiro de Abreu), Ribeirópolis (esquina das Avenidas Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Agostinho Ferreira), Ocian (Praça Eliezer Rodrigues Coelho, s/nº, entre as Ruas Dr. Vicente de Carvalho e José de Alencar) e Canto do Forte (na esquina da Avenida Ecológica com Rua Xixová).

Cinco unidades abrem também aos sábados, no mesmo horário: nos Bairros Boqueirão, Aviação, Ocian, Real e Solemar.