Queniano quebra tabu e vence 3ª Meia-Maratona de PG

A brasileira Márcia Narloch leva título no feminino

Por Pedro Sbravatti | 16/10/2006

A 3ª edição da Meia-Maratona de Praia Grande entra para história como a primeira vencida por um atleta internacional. O queniano Mathew Cheboi não ofereceu a mínima chance para os adversários e completou o percurso de 21.097 metros em 1h05m37, conquistando o título. Seu compatriota, Cosmers Kemboi, ficou na segunda colocação e o brasileiro, Urias Yostaque, em terceiro. No feminino, a catarinense Márcia Narloch comprovou favoritismo e cravou 1h17m18. A prova reuniu mais de 2 mil participantes que alegraram as ruas do Município na festa esportiva.

“Realizei a prova com segurança. Estou contente por vencer. O tempo bom e o percurso plano favoreceram”, declarou, animado, o campeão Mathew Cheboi. “Minha alegria está completa por ter ao lado meu companheiro, Cosmers Kemboi. Prova que estamos no caminho certo”.

A vitória do queniano coloca ponto final nos triunfos de brasileiros nos dois primeiros anos da prova masculina. Em 2004, com Frank Caldeira; e 2005, Geovane de Jesus Santos. O visitante ilustre estabeleceu a segunda melhor marca do percurso, atrás apenas de Caldeira, que ainda detém o recorde, com 1h02m29. “Gostei da prova. No ano que vem quero voltar e bater o recorde”, avisou Cheboi.

Cada campeão (Cheboi e Márcia) recebeu o prêmio, em dinheiro, de R$ 3,6 mil, recorde da prova. No total, foram distribuídos R$ 33 mil aos 10 melhores classificados do masculino e feminino, atraindo a elite da modalidade no País para a Cidade.

O percurso da Meia-Maratona em Praia Grande tem característica ímpar. O traçado da prova foi realizado em superfície plana, com duas retas de 10 quilômetros e retorno à beira-mar. Na Região Metropolitana da Baixada Santista trata-se da única corrida desta distância.

A novidade deste ano ocorreu no aumento do percurso da caminhada. O trajeto foi de cinco quilômetros, dois a mais que no ano passado. Além de participar do evento, a movimentação funciona como incentivo para quem ainda não pratica atividade física regularmente.

Prova – Às 9 horas, horário da largada, o sol castigava os competidores da elite masculina. Mesmo assim, o forte ritmo e o equilíbrio deram o tom na disputa. Como era de se esperar, os dois quenianos saltaram na frente, mas não abriram vantagem.

Aos poucos, a dupla começou a se distanciar e o duelo particular pelo primeiro lugar entre os compatriotas chamou atenção do público que prestigiou o evento nas ruas. Kemboi liderou até o quilômetro 8, quando cometeu um erro em provas de longa distância.

Na tentativa de disparar, Kemboi forçou o ritmo e sentiu as conseqüências nos quilômetros seguintes. Chemboi percebeu o equívoco e assumiu a liderança que manteve até o final. A vantagem de 37 segundos, considerada uma eternidade em provas de pedestrianismo, demonstrou a qualidade técnica do campeão.

O técnico Marcio Marconi, conhecido como Coquinho, que trabalhou com os quenianos nos últimos três meses, comemorou o resultado de seus pupilos. “Eles treinaram forte durante todo período de preparação. Além disso, são atletas fortes tecnicamente, vivendo excelente momento”, analisou.

O melhor brasileiro foi Urias Yostaque com o terceiro lugar. Com a medalha no peito, ele destacou a nova fase de sua carreira. “Passei a me dedicar exclusivamente às grandes distâncias neste mês. Esse resultado me dá ânimo para continuar meus treinamentos. Quem sabe em 2007 possa comemorar o título”, profetizou.

Festa – A festa completa do público brasileiro ocorreu na prova feminina. Apontada por todos como favorita ao título, Márcia Narloch não decepcionou. Assumiu a ponta desde o início e realizou prova tranqüila, completando o trajeto 1m14 à frente da segunda
colocada. “Estive bem na prova e a vitória veio naturalmente”.

Recentemente, a experiente atleta de apenas 1,52 metro conquistou o quinto lugar na Maratona de Berlim. “Estou muito feliz pelo desempenho que tive. Queria agradecer o apoio que recebi durante todo o trajeto. As palavras dos torcedores funcionam como incentivo”.

Confira os primeiros colocados da elite masculina e feminina:

1º) Mathew Cheboi 1h05m37

8º) Conceição de Maria 1h21m53

9º) Maria Sandra Pereira 1h22m40

10º) Leone Justino 1h23m00

Apoio – Além da Prefeitura de Praia Grande, apóiam a 3ª Meia-Maratona o Centro Universitário Lusíada (Unilus), Osan, FMA Notícias, Banco Real e Tri FM. Organização e realização de A Tribuna com a supervisão da Federação Paulista de Atletismo.