Bossaball, a mistura esportiva que garante diversão na praia

Lançamento do esporte no País ocorre nesta quinta, em Praia Grande

Por Pedro Sbravatti | 9/1/2007

Misture futebol ao vôlei de praia. Acrescente uma pitada de ginástica e acrobacias. Para apimentar a diversão, adicione cama elástica e quadra inflável. E não esqueça da música para animar ainda mais o ambiente. Concentre bem tudo isso e a festa do público estará assegurada. Esse é o bossaball, esporte criado na Europa há três anos, que agora chega ao Brasil. A primeira apresentação da novidade ocorre em Praia Grande, de quinta-feira (11) a domingo (14), das 10 as 13 e das 15 às 19 horas, na Avenida Presidente Castelo Branco, na altura do número 1.008, Praia do Boqueirão.

“Tenho certeza que o bossaball ganhará a simpatia do público. Além do dinamismo, também é muito divertido”, destacou o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, José Carlos de Souza. “Com iniciativas como esta, criamos atrações para munícipes e turistas neste verão”.

Equipe de atletas treinados no Esporte Clube São Caetano realizará partidas de exibição. Durante os jogos, o público será convidado a participar. Após o período em solo praiagrandense, o grupo divulgará a modalidade em Santos, Guarujá e Caraguatatuba nos próximos finais de semana.

O novo esporte foi idealizado pelo belga Filip Eychmans. Apaixonado pelo Brasil, o promotor musical teve a idéia após passar férias no País. “Ele aliou a técnica do futebol e do vôlei ao malabarismo da ginástica. O nome também faz referência à Bossa Nova como homenagem ao estilo musical brasileiro”, explicou o coordenador do esporte, Davi Pinto Atalla.

Para Atalla, trata-se apenas de uma questão de tempo para o bossaball virar mania nacional. Segundo ele, na Europa existem federações de vôlei que atrelaram a modalidade a seus programas de competição e eventos. “Essas atitudes comprovam o crescimento e demonstram a credibilidade desta atração”, destacou.

A apresentação dos juízes é um show a parte. Além do apito, os árbitros possuem microfone e vários instrumentos de percussão e uma mesa de DJ. São eles que dirigem a partida e dão clima especial e dançante, confirmando a musicalidade do jogo.

Regras – O bossaball é disputado com bola de vôlei de praia e em quadra inflável com medida de 20x14 metros. Separados por rede de vôlei, cada lado conta como uma cama elástica. Os jogos contam com 4 jogadores por equipe e a formação pode misturar homens e mulheres.

As partidas são disputadas em melhor de 3 sets com 15 pontos cada. Para se passar a bola para o lado oposto, o time pode dar até oito toques. Cada jogador pode dar apenas um toque com a mão ou dois com o corpo. A intenção é preparar o lance para o atacante que está situado na cama elástica.

Caso este consiga fazer com que a bola caia na cama elástica inimiga, o time somará 3 pontos. Em qualquer outra parte da quadra, o valor é de um ponto. Todos os jogadores estão liberados para atacar e podem somar pontos para suas respectivas equipes.

Apoio – A realização é da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) em parceria com a Nestlé.