Servidores de PG participam de curso para melhorar atendimento ao público

Uma das principais dicas para atender bem é gostar do que se faz

12/7/2012

Por Ludmila Pilipavicius MTB 29204

Um dos segredos para atender bem ao público é ter prazer no trabalho exercido. Essa foi uma das dicas dadas pelo professor Samuel Marques, nas palestras realizadas nesta quinta-feira (12), no Teatro Municipal, no Palácio das Artes, dentro da programação do curso Qualidade para Atendimento ao Cidadão”.

O palestrante observou que nem sempre é possível o funcionário fazer somente o que ele gosta, mas gostar de si mesmo e estar bem consigo é fundamental para o bom desempenho das funções. “Já acompanhei casos em que o funcionário, após passar por este treinamento, pediu para trocar de função e até mesmo pediu exoneração, pois percebeu que aquela função não era a ideal”.

A palestra inaugural teve ainda uma pequena aula de Direito Constitucional, esclarecendo as funções do governo na esfera municipal e sua importância dentro da sociedade. “A prefeitura é a esfera mais próxima do povo. É a ela que mais recorremos quando precisamos resolver um problema. Para o contribuinte, a prefeitura é o funcionário que o atende”.

Citou ainda como um problema a invisibilidade social, contando a história de um homem que, todos os dias, ao ir embora, dava boa noite ao porteiro do frigorífico onde trabalhava, enquanto muitos outros nem o notavam. “Certo dia, ele ficou preso no frigorífico, mas o porteiro estranhou que ele não havia passado pela portaria e foi procurá-lo, salvando o homem. Agora pergunto: você seria salvo?”.

A pergunta de Samuel tem o objetivo de levar os funcionários, principalmente aqueles mais “ranzinzas”, a refletir sobre seus comportamentos.

E funcionou. A secretária Aline Caires afirmou que muitas vezes se viu em algumas situações mencionadas pelo professor durante a palestra, como, por exemplo, quando o usuário é intransigente. “Achei muito interessante. Nos faz pensar em nossas atitudes e nas do outro também, sempre buscando melhorar”.

Izilda Maria Arantes também aprovou a ideia do treinamento como uma forma de valorização do funcionário. “Muitas vezes, a rotina nos faz trabalhar no automático, sem dar importância a certas coisas. E foi muito bom relembrar dessas coisas”.

O secretário de Administração, Ecedite da Silva Cruz Filho, comemorou a receptividade no primeiro dia de treinamento e informou que o evento continua na próxima semana. “Os funcionários tiveram uma boa reação, afinal é algo para melhorar ainda mais o trabalho deles”.

De acordo com informações da Sead, cerca de 700 funcionários foram cadastrados para participar do treinamento, sendo divididos em três turmas. As palestras da semana que vem serão realizadas no Auditório Roberto Marinho, pelo consultor Fernando Rosa, com enfoques como atendimento ao idoso, ao deficiente físico e administração do tempo. O endereço é Rua José Borges Neto, 50, no Bairro Mirim.

Confira no Banco de Imagens da Prefeitura de Praia Grande fotografias da aula inaugural realizada em 12/07, no Palácio das Artes, pelo fotógrafo Amauri Pinilha: http://fotos.praiagrande.sp.gov.br