Palestra debate importância do relacionamento no trabalho

Até segunda-feira (23), servidores participam de treinamentos objetivando melhoria no atendimento

Por Lorena Flosi | 19/7/2012

A importância da qualidade no relacionamento foi o foco do quarto dia do ciclo de palestras ministrado pelo master couch Fernando Rosa aos servidores públicos municipais, na manhã desta quinta-feira (19). A ação tem cunho motivacional e é oferecida gratuitamente aos servidores, visando melhoria no atendimento ao público em diversos setores da Administração Municipal. O trabalho, que teve início dia 16 de julho e segue até a próxima segunda-feira (23), acontece diariamente, em três horários: 9 horas, 13 horas e 15h30.

“Mais que o dinheiro, elogios e gestos pessoais podem ser grande fonte motivacional. Coisas que não custam quase nada ironicamente são as mais eficazes”, citou o couch, exemplificando pequenos gestos que podem mudar nosso dia a dia com amigos, familiares e colegas de trabalho. Fernando lembrou, ainda, que cerca de dois terços das demissões atualmente são causadas por dificuldades de relacionamento no ambiente profissional. “É uma troca: pessoas influenciam e são influenciadas de volta todos os dias. Para explicar melhor esse conceito, costumo usar o exemplo do bumerangue, aquele brinquedo que sempre volta em sua direção quando você o lança. As palavras e atitudes funcionam da mesma forma: quem ouve é ouvido, quem é dedicado inspira os outros ao seu redor a se dedicarem também, quem busca compreender recebe o mesmo tratamento”.

Outro ponto abordado foi a necessidade do feedback, ou seja, de opiniões sobre o próprio desempenho, na busca de parâmetros para sua autoavaliação. Segundo Fernando, críticas podem sim servir à motivação de funcionários, desde que sejam feitas de modo construtivo, estimulando a excelência no desempenho de cada funcionário. “Um termo que usamos muito na área de recursos humanos é o “feedback-burger”, brincou o coach. “Sempre que tivermos uma crítica a fazer, vale também ressaltar os pontos positivos do profissional, e começar a conversa sempre com um elogio.
Quando a conversa já se inicia em tom de crítica, o outro se fecha para quaisquer observações. Então, após o elogio, podemos fazer a crítica, encerrando a conversa com outro elogio. É um sanduíche de observações que sempre rende bons resultados”.

Mais interatividade – Para Ronaldo Ferreira de Alcântara, chefe do departamento de Gestão de Pessoal, da Secretaria de Administração (SEAD), setor responsável pela vinda das palestras, o ciclo tem servido não apenas para o foco inicial, que é a melhoria no atendimento ao público, mas também como estímulo para uma melhor relação entre os próprios funcionários. “Quando o contribuinte diz que foi mal atendido na Prefeitura, ele não fala mal do funcionário que o atendeu, ele fala mal da prefeitura. A partir daí, o servidor passa a entender que ele é a Prefeitura, é parte de um todo, de uma equipe que precisa funcionar bem para que toda a máquina da administração funcione. Eles estão sentindo isso, e algumas mudanças de postura já são visíveis. Muitos funcionários já alteraram alguns gestos e incorporaram outros, como sorrir mais, elogiar o trabalho de um colega. Isso, claro, se reflete no relacionamento entre todos, e torna o ambiente muito mais agradável”.

As palestras gratuitas têm como público alvo os servidores municipais de Praia Grande que trabalham diretamente com o público, e possuem os seguintes temas: “Novo perfil do profissional do século XXI, “Excelência no atendimento”, “Técnicas para melhorar a comunicação”, “Relacionamento e feedback”, “Inteligência emocional/organização do tempo” e “Acredite em seus sonhos, realize suas metas”. Cerca de 700 servidores devem participar do ciclo.

BANCO DE IMAGENS - Confira no Banco de Imagens da Prefeitura de Praia Grande fotografias da Palestra de relacionamento e feedback clicadas pelo fotógrafo Edmilson Lelo: